SEPULTADO NA TARDE DE HOJE O VIGILANTE E SINDICALISTA ALEXANDRE DA “SILVA” PINTO

Silva, como era mais conhecido, faleceu ontem, aos 50 anos, no Hospital Conceição, em Porto Alegre.

Sob forte emoção e aplausos, foi sepultado na tarde desta quinta-feira (25) o vigilante, militante político e sindicalista Alexandre da Silva Pinto, o “Silva”, como era mais conhecido, que faleceu ontem no Hospital Conceição, aos 50 anos, devido a complicações de saúde. Ele trabalhava na empresa MD e era um atuante apoio do Sindivigilantes do Sul.

Além dos familiares, a diretoria do sindicato, colegas, amigos e amigas de longa data foram ao Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre, para se despedir desse grande guerreiro, que começou na profissão de vigilante aos 18 anos, logo que deixou o serviço militar.  Foi muito lembrado entre os presentes seu compromisso com a luta social, sua facilidade de fazer amigos, seu jeito alegre, que cativava adultos e também as crianças.

Ele e sua única irmã, Carmen, ficaram sem os pais muito cedo e foram criados por tios, em Porto Alegre, contou ela, admirada por tantas manifestações que recebeu pelo falecimento do irmão. De diversos lugares do País, chegaram para ela e também para o Sindivigilantes do Sul inúmeras mensagens de pesar e de solidariedade.

A política e o Inter eram suas grandes paixões, lembrou a irmã. Silva era “colorado fanático”, gostava muito de gatos, cachorros, e começou a militar politicamente bem jovem, primeiro no PT e depois no PSOL, além da participação muito ativa na luta sindical, recordou.

“Muito obrigado pela presença de todos, sabia da militância dele, mas não fazia ideia de tantas amizades que ele tinha”, disse Carmen.

Em algumas manifestações de despedida, colegas e amigos expressaram sua admiração e lamentaram essa perda tão inesperada. “Foi meu melhor colega e o melhor amigo que eu tive na vida”, disse um dos presentes, muito emocionado.

O presidente do Sindivigilantes do Sul, Loreni Dias, que tinha amizade com Silva há mais de 30 anos, e colegas de diretoria ressaltaram a importância dele para a organização das bases do sindicato, na capital e no interior do Estado. Nenhum lugar era longe demais para o Silva ir e incentivar os vigilantes a se organizar e a lutar por seus direitos.

Sua última postagem no facebook, no início da madrugada de segunda-feira (pouco antes de passar mal), foi um comentário indignado sobre um vídeo que mostra um morador de rua que dormia na calçada sendo atacado com jatos d’água: “Quem não luta contra isso …Do bem não é !!!!!”, escreveu.

Além dos amigos, amigas, e dirigentes do sindicato, estavam presentes o ex-deputado Pedro Ruas, do PSOL, o presidente da central sindical Conlutas, Érico Corrêa, entre outras lideranças sindicais e partidárias.

Ele não tinha filhos, deixa a irmã, a tia Magda, que o criou, e um sobrinho. “Silva presente, sempre!”, repetiram todos, com uma salva de palmas, ao se despedirem do amigo e companheiro.