O Sindivigilantes encerrou, em Porto Alegre, nesta sexta-feira (21), a semana de assembleias realizadas para definir a pauta de reivindicações da categoria na negociação da Convenção Coletiva de Trabalho 2026-2027.
Nesta campanha salarial, serão discutidas apenas as cláusulas econômicas, pois as cláusulas sociais têm validade até 2027.
As assembleias ocorreram em São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo, Horizontina, Santo Augusto, Camaquã, Charqueadas, Osório e Porto Alegre.
A maioria dos participantes aprovou a seguinte proposta:
-
Reajuste salarial: Inflação (INPC) da data-base + 3%.
(Exemplo: se a inflação for de 5%, o índice de reajuste seria de 8%.) -
Vale-alimentação: reajuste de 16,67%, passando de R$ 30,00 para R$ 35,00.
A proposta será apresentada nos próximos dias ao sindicato patronal (Sindesp), em conjunto com os sindicatos de São Leopoldo e Pelotas, com pedido de reunião para abertura imediata das negociações. A intenção é definir isso até a data-base, 1º de fevereiro, se possível.
Importante esclarecer: a proposta aprovada nas assembleias é uma pauta de reivindicações, ou seja, aquilo que a categoria decidiu pedir na negociação, não significa que esteja garantido.
O sindicato vai defender e lutar por essa pauta, com todo empenho, mas o resultado final depende da negociação com os patrões e da mobilização da categoria, que é decisiva nessa hora.
Agradecimento
O presidente José Airton Trindade agradeceu aos que compareceram e destacou a satisfação de conduzir as assembleias como presidente pela primeira vez desde que assumiu o cargo, em abril.
Ele ressaltou que desta vez as assembleias começaram pelo interior e, em algumas, como São Luis e Charqueadas, a participação foi até maior que na capital:
“Para nós, todos são iguais, da capital ou do interior. Todos os colegas fizeram o mesmo curso e merecem a mesma atenção do sindicato”, afirmou.
José também reforçou o compromisso da direção com a defesa dos direitos da categoria: “Temos hoje uma diretoria muito séria e atuante, estamos sempre à disposição para o que a categoria precisar”, acrescentou.
O vice-presidente Ilson Pereira também agradeceu a presença de todos(as) e destacou a importância dessa participação nas assembleias.
“Só temos a agradecer. Muitos vieram direto do trabalho, mesmo sendo cansativo, porque sabem que campanha salarial é algo muito sério”, disse.
Aguardem os próximos passos, manteremos todos (as) informados do andamento da negociação, e participem quando forem chamados para novas assembleias.
“Esperamos uma grande participação nas próximas assembleias, que devem ser decisivas”, conclamou o presidente.
Vigilantes, agora é fundamental mantermos o apoio e a união da categoria. Juntos somos mais fortes para conquistarmos nossos objetivos.














