Representantes do Sindivigilantes do Sul tiveram reunião com o delegado Marcelo Picarelli, titular da Delegacia de Controle de Segurança Privada da Polícia Federal (Delesp/PF) no Rio Grande do Sul, na última quinta-feira (1º). O vice-presidente Luiz Paulo Motta, o gestor da entidade, Elias Vieira, e a funcionária Débora Santos, da secretaria geral, foram acertar com o delegado os detalhes para a emissão, pelo sindicato, da carteira nacional de vigilante em PVC.
As tratativas começaram há mais de um ano com o próprio delegado. Ele ficou muito satisfeito ao saber que o sindicato já conseguiu a liberação com a PF de Brasília para substituir a carteira em papel por uma nova CNV, mais apresentável, resistente e moderna.
No encontro, Picarelli foi informado das providências que o sindicato está tomando e repassou algumas orientações importantes.
A carteira será emitida através de um sistema informatizado no sindicato, que estará ligado diretamente à PF em Brasília. O documento será impresso com as informações tal como constam no Gestor Eletrônico de Segurança Privada (Gesp) da PF, ou seja, o sindicato não poderá fazer nenhuma alteração nos dados do vigilante e nem trocar a foto que consta no cadastro da polícia.
Caso haja alguma irregularidade no registro do contrato do vigilante no Gesp ou a falta do registro, a carteira será bloqueada e não poderá ser feita. Neste caso, a PF deverá ser avisada pelo sindicato.
“Isto vai ser ótimo porque vai nos ajudar a fiscalizar as irregularidades nas empresas, se os contratos estão sendo lançados no nosso sistema, e vai ser mais uma segurança para os sindicalizados”, disse o delegado. O sindicato já detectou o caso de um vigilante, por exemplo, que estava há nove meses numa empresa mas ainda não constava no cadastro da PF.
Quando situações como esta ou outras irregularidades acontecerem, Picarelli orientou que o sindicato faça um ofício pedindo que a empresa regularize a situação do vigilante, enviando uma cópia do ofício à PF. A polícia vai acompanhar o caso e conferir se as providências foram tomadas pela empregadora.
O sindicato está finalizando os detalhes técnicos de informática para começar a imprimir a carteira. Aguarde mais informações, em breve.