O deputado estadual Juliano Roso (PC do B) deu parecer favorável ao projeto de lei nº 213/2016, que institui a reserva mínima de 20% das vagas para vigilantes mulheres nas contratações dos poderes do Estado. Ele é o relator da proposta, de autoria do deputado Adão Villaverde (PT), na Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa.
Na manhã desta quarta-feira (18), em seu gabinete, o parlamentar entregou uma cópia do parecer à diretora Rosane Schmitz, secretária de Assuntos para a Mulher do Sindivigilantes do Sul. O documento deverá ser lido para os integrantes da comissão, na próxima semana.
Roso assinala no parecer que, dos 3.079 vigilantes associados no sindicato, apenas 360 são mulheres. “Logo é inconteste que a presente proposição é meritória e merece nosso apoio, sendo um esforço para equalização das oportunidades entre homens e mulheres”, afirma o deputado em seu parecer.
“O nosso sindicato agradece ao deputado pela sensibilidade de reconhecer que as mulheres vigilantes precisam da aprovação desse projeto, que vai nos dar mais condições de buscar pelas vagas no mercado de trabalho”, disse Rosane.
São necessários pelo menos sete votos de deputados e deputadas na comissão para que o projeto passe e vá à votação em plenário, pelo conjunto dos parlamentares.