Entidades que compõem as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, entre elas a CUT, deram início terça-feira, 1º de julho, à coleta de votos do Plebiscito Popular 2025, uma consulta pública prevista na Constituição para saber a opinião de trabalhadores e trabalhadoras sobre temas importantes para a população.
Neste caso, as pessoas estão sendo chamadas a opinar sobre o Fim da Escala 6X1, a redução da Jornada de Trabalho sem redução de salário e a isenção de imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais, com a maior taxação para quem ganha acima de R$ 50 mil.
Para o secretário nacional de Mobilização e Relação com Movimentos Sociais da CUT, Milton dos Santos Rezende, (Miltinho), o plebiscito ocorre em um momento importante em que o parlamento brasileiro vem se consolidando como um “espaço de bloqueio das mudanças populares mais básicas”.
“Hoje, quem vive de salário, consome no mercado ou paga por serviços básicos é quem paga os maiores impostos. Já os mais ricos, que concentram renda, lucros, patrimônio e heranças, contribuem proporcionalmente muito menos ou quase nada”, ressalta Miltinho.
Quem pode votar
O período para votação é de 1º de julho até setembro, e qualquer pessoa pode votar e também se voluntariar para a coleta de votos. As urnas estarão disponíveis em vários pontos de circulação pública, inclusive em sindicatos, praças, igrejas, terminais de transporte, escolas, locais de trabalho e outros.
No Rio Grande do Sul, a CUT-RS e demais entidades esperam que o Plebiscito atinja mais de 1 milhão de votos, com a mobilização crescendo até a Semana da Pátria (1º a 7 de setembro), durante o tradicional Grito dos Excluídos.
“O governo faz o seu papel. As forças progressistas também sinalizam resistência. Mas nós precisamos ir além: enfrentar, tensionar os limites, apresentar o nosso posicionamento social. Tenho certeza de que não vai haver fábrica, escola, hospital ou local de trabalho sem urna para que a gente junte mais de 1 milhão de votos no Rio Grande do Sul”, disse o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, no lançamento do plebiscito, no Sindicato dos Bancários (foto).
Mais informações e materiais disponíveis
No site do plebiscitopopular.org.br é possível ter acesso a diversos materiais informativos e também de divulgação e de mobilização, tudo disponível para download, assim como no perfil oficial do plebiscito no Instagram @plebiscitopopular.
O que é o plebiscito popular
Plebiscito é um instrumento de consulta popular, previsto no artigo 14 da Constituição e regulamentado pela Lei 9.709/98, que possibilita os cidadãos serem consultados antes de uma lei ser constituída. Desta forma, o teor da lei a ser aprovada é definido pelo povo.
Fonte: CUT e CUT-RS