JUSTIÇA NEGA PEDIDO DE ANULAÇÃO DA ELEIÇÃO DO SINDICATO

(Imagem ilustrativa: Reprodução)

(Imagem ilustrativa: Reprodução)



A Justiça negou o pedido de anulação da eleição do sindicato ocorrida em 2022, confirmando a vitória da Chapa 1, do presidente Loreni Dias. Em decisão do dia 02 de dezembro, a juíza titular da 8ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, Eny Ondina Costa da Silva, rejeitou integralmente a ação movida por Gerson Farias de Souza, candidato derrotado de uma das chapas da oposição.

Além de tentar invalidar o resultado da votação, pediu ainda o afastamento da atual diretoria, ele também solicitou a intervenção da Federação dos Vigilantes-RS na gestão do sindicato, a nomeação de uma junta tripartite e a realização de nova eleição. Todas as demandas foram julgadas improcedentes pela magistrada, destacando a falta de provas que sustentassem as alegações de Farias.

“Verifico que todo o procedimento do pleito foi acompanhado pelo próprio reclamante (Farias) ou por representante da sua chapa, acompanhado de advogado”, afirma um trecho da sentença. “Não restou comprovado o acesso às urnas por terceiros; pelo contrário, o depoimento do reclamante atesta que (isso) não ocorreu”, diz outra passagem.

Os depoimentos das testemunhas apresentadas pelo reclamante, segundo ela, também não apresentaram nada que justificasse a anulação do pleito: “Pouco se aproveita dos depoimentos, tendo todas as testemunhas arroladas sido ouvidas como informantes, em razão de inimizade pessoal… Ainda assim, as alegações dos informantes baseiam-se principalmente em rumores”.

A sentença ressalta que o resultado não seria alterado, mesmo se algumas urnas fossem anuladas, como queria a oposição, devido à ampla maioria de votos da chapa vencedora: “Ainda assim, isso não altera o resultado das eleições, mantendo-se a vitória da Chapa 1”, diz a decisão.

A Chapa 1, de Loreni Dias, obteve 383 votos, mais do que o dobro dos 186 votos recebidos pela Chapa 3, de Gerson Farias. A terceira chapa, que tinha como candidato a presidente Sandro Carey Machado, somou 88 votos.

“Ante o exposto, considero válido o resultado das eleições realizadas (vitória da Chapa 1) e julgo improcedentes os pedidos da parte autora”, concluiu a juíza.

O presidente Dias se manifestou sobre a sentença, dizendo que já esperava por essa decisão. Ele lamentou que a oposição, inconformada com a derrota, não respeite a vontade da categoria, que se expressou com uma enorme diferença de votos a favor da Chapa 1.

“Esperamos que essa oposição pare de inventar falsas acusações contra a diretoria do sindicato, como ficou demonstrado na sentença, e respeite a vontade das urnas, porque nós estamos integralmente dedicados a buscar melhores condições de trabalho para a categoria, estamos lutando por uma boa convenção coletiva para todos e não temos tempo a perder com falsas acusações”, afirmou o presidente.

Cabe recurso da sentença.