Após muita luta e mobilização sindical, finalmente, o Supremo Tribunal Federal marcou para fevereiro o julgamento do Tema 1209.
A matéria discute o reconhecimento do trabalho do vigilante como atividade especial, para fins de aposentadoria, em razão da exposição ao perigo, no período antes ou depois da reforma da Previdência em 2019.
O relator do processo, ministro Nunes Marques, informou à Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) que o julgamento deve ocorrer entre os dias 06 e 13 de fevereiro, conforme a pauta do STF.
A sentença poderá destravar os processos de aposentadoria especial dos vigilantes. Hoje estão todos suspensos nos tribunais federais, à espera dessa definição.
O impasse motivou mobilizações e protestos da CNTV e dos sindicatos da categoria em todo o país, ano passado.
O Sindivigilantes do Sul, juntamente com os sindicatos de Pelotas e São Leopoldo, realizou manifestação em frente à sede do Tribunal Regional Federal, em Porto Alegre, cobrando uma decisão do Supremo.
Trata-se de uma reivindicação antiga e justa da categoria. Por isso, a expectativa pelo veredito dos ministros do STF é grande. O sindicato seguirá atento, acompanhando passo a passo o julgamento, com o apoio da assessoria jurídica previdenciária.
Aposentadoria especial não é privilégio, é nosso direito!
Saiba mais:
Aposentadoria especial do vigilante: Tema 1209 aguarda julgamento no STF
PLP 42/2023 e Tema 1209: as repercussões na aposentadoria dos vigilantes












