VOLTAMOS A AVISAR: DEVIDO A DIFICULDADES FINANCEIRAS, NÃO TEMOS PIQUETE ESTE ANO

Piquete do Sindivigilantes do Sul, ano passado

Alguns ainda estão perguntando sobre o piquete do sindicato no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre.

Por isso, temos que avisar, novamente, que não ocupamos nosso espaço tradicional, neste ano, devido às graves dificuldades financeiras que o sindicato está passando.

O País está numa crise braba e os sindicatos também sofrem as consequências.

Com as demissões e a alta rotatividade nas empresas caiu muito a arrecadação das entidades sindicais. Muitos sindicatos fecharam ou estão fechando as portas, como o sindicato de Lajeado e outros.

Além disso, não temos mais o imposto sindical, que era arrecadado uma vez por ano e servia para custear muitas despesas importantes.

As empresas querem aproveitar esse momento para sufocar os sindicatos e tirar todos os direitos que puderem dos trabalhadores.

Os patrões e seus cupinchas fazem até campanha contra a contribuição da cota sindical, de apenas R$ 21,41 por mês.

Mas a categoria precisa lembrar que é graças ao sindicato que recebe o dinheiro do Vale Alimentação e o Adicional de Troca de Uniforme, que não são obrigatórios, não constam nem na CLT e nem na Constituição Federal.

Os vigilantes só recebem esses e outros benefícios por causa do sindicato, que luta, negocia e assina as convenções coletivas com essas cláusulas.

O sindicato também oferece assessoria jurídica e fiscaliza as condições de trabalho. Inclusive, ganhou na Justiça várias ações coletivas contra as empresas que botaram dinheiro no bolso dos trabalhadores.

Já tomamos diversas medidas para economizar, como a demissão da metade dos funcionários, fechamento de subsedes, fim de alguns convênios que geravam prejuízos, entre outras providências. Mas não é o suficiente.

Para continuar de portas abertas, lutando e defendendo os vigilantes, o sindicato precisa  do teu apoio e da tua contribuição. Pense nisso.