VIGILANTES DO CAIS DO PORTO ESTÃO TRABALHANDO SEM EPIs

Fiscalização do sindicato confirmou irregularidade

Atendendo a uma denúncia anônima, a fiscalização do sindicato foi até o Cais do Porto, em Porto Alegre, onde constatou que os vigilantes da Bankfort Vigilância Privada estão trabalhando sem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O diretor Adão Ferreira da Silva e o apoio Luiz Carlos Borges encontraram, quarta-feira pela manhã (17), os trabalhadores do posto desarmados e sem o colete balístico.

Em contato com um dos representantes da empresa, Adão ouviu a explicação de que a Bankfort está aguardando a autorização da Polícia Federal para efetuar a compra do armamento, que está previsto no contrato. A empresa assumiu o posto no início do mês, substituindo à Camargo Segurança, que se autodeclarou em falência e deixou todos os postos do Estado.

Inclusive, foram bloqueadas faturas da Camargo para garantir o pagamento dos salários de janeiro dos trabalhadores.

Desde que assumiu, a Bankfort está operando com um efetivo que foi reduzido a cerca da metade dos vigilantes que trabalhavam no porto até o mês passado. Eram 64, hoje devem ser pouco mais de 30, segundo as informações que Adão e Borges receberam.

O sindicato vai notificar a empresa, dando um prazo para que a situação dos EPIs seja regularizada, com urgência: “Os vigilantes não podem continuar trabalhando dessa maneira, sem os equipamentos que são fundamentais para a segurança deles, num posto de bastante risco”, disse Adão.

Sempre que souberem de alguma irregularidade como essa, os vigilantes podem encaminhar denúncia ao sindicato por um dos meios abaixo. Os casos mais urgentes, que envolvem algum risco, são atendidos com prioridade:

Telefones: (51) 3224-4545 / 3024-5114 / 3024-5115
Whatsapp: (51) 3225-5070