SELTEC PROMETE PAGAMENTO DOS VIGILANTES AMANHÃ. MOBRA PAGOU SEM PERICULOSIDADE

Presidente Dias, Elisa, Maria Elair e o diretor Fabiano, no HPS

Os trabalhadores e trabalhadoras da Seltec nos órgãos de saúde da capital ainda não receberam seus salários do mês. A empresa promete o pagamento para amanhã, quarta-feira (11), após o repasse pela Secretaria da Saúde de valores que estão atrasados.

Em locais como o Hospital de Pronto Socorro (HPS), Hospital Presidente Vargas (HPV), centros de saúde Modelo, Santa Marta, Cruzeiro do Sul os vigilantes chegaram a iniciar uma paralisação, segunda-feira de manhã, mas próximo do meio-dia voltaram ao trabalho.

Está havendo um jogo de empurra entre empresa e Prefeitura, prejudicando os vigilantes.

O presidente do sindicato, Loreni Dias, esteve no HPS duas vezes, sexta e segunda-feira. Na segunda vez com a diretora Elisa Araújo, a apoio Maria Elair da Silva, mais o diretor Fabiano Sanhudo Machado, que trabalha no hospital. Lá foi informado pelo gestor do contrato, Marcelo Salomani, que a Prefeitura repassou 70% do valor contratado quinta-feira.

Os outros 30%, segundo o gestor, não foram repassados, assim como nos três meses anteriores, porque a Seltec não teria comprovado o depósito do FGTS de seus vigilantes.

Mas um dos diretores da Seltec, por telefone, garantiu ao Dias que não recebeu essa verba ainda e que a Secretaria da Saúde prometeu o repasse para a empresa até quarta-feira. Quando isso acontecer, amanhã, será feito o pagamento dos vigilantes, garantiu. Segundo ele, há oito meses a prefeitura não paga a integralidade das faturas para a empresa.

Represália contra diretor do sindicato

Contrariado com a presença do sindicato, o gestor proibiu a permanência do diretor Fabiano no HPS e solicitou à empresa o recolhimento dele para a base, para que não trabalhe mais lá. Segundo os relatos, o gestor chegou a invadir a sala de segurança, gritando e ameaçando o diretor na frente de outros vigilantes, dizendo que não aceita mais a presença do sindicato no HPS.

Isto revoltou os outros vigilantes e também os demais servidores do hospital, médicos e enfermeiros, inclusive, pois há11 anos Fabiano trabalha no posto e é muito estimado pelos colegas de todas as áreas. A associação dos funcionários elaborou um abaixo-assinado que será encaminhado à direção, pedindo a permanência dele no hospital.

O sindicato por sua vez, repudia este tipo de represália contra o trabalhador e dirigente sindical, e já encaminhou o assunto à assessoria jurídica para providências. Neste sentido, o presidente Loreni Dias vai solicitar ainda hoje uma reunião com a direção do hospital para tratar do caso.

“Em nenhum momento nós ou o Fabiano faltamos com o respeito com ninguém, apenas fomos defender os trabalhadores que estão sem receber até agora, cumprindo nosso papel de dirigentes sindicais, por isso não aceitamos essa atitude truculenta do gestor contra nosso diretor que sempre foi um funcionário exemplar no hospital”, afirmou Dias.

Mobra promete pagamento

Na Mobra, até segunda-feira os salários também estavam atrasados em todos os seus postos. Durante o dia, os trabalhadores receberam, mas sem a periculosidade. Um dos diretores da Mobra, contudo, disse ao presidente Dias que o restante do pagamento deve acontecer entre hoje e amanhã.

A empresa alega que houve um “problema” técnico no seu sistema de pagamentos.

O sindicato está acompanhando a situação de perto, apoiando a mobilização dos vigilantes da Seltece e Mobra e tomará providências com sua assessoria jurídica para cobrar das empresas o depósito integral dos salários. “É um crime as pessoas trabalharem o mês inteiro e não receber, passaram o Dia das Mães sem salários e estão sem poder pagar as contas que estão batendo na porta”, disse Dias, indignado.

Observação: após a publicação, fomos informados de que a Mobra também não pagou o adicional noturno da maioria dos seus vigilantes, alguns receberam a  metade do valor.