SINDICATOS LIGADOS À FEDERAÇÃO VÃO SE ACOVARDAR DE NOVO?

O Sindivigilantes do Sul vai convocar, em breve, as primeiras assembleias do ano

Estamos próximos da data-base da categoria, 1º de fevereiro, e o Sindivigilantes do Sul, já está organizando as primeiras assembleias, que serão divulgadas assim que forem publicadas em edital as datas e os locais, na capital e interior. Vão ser observados todos os cuidados necessários decorrentes da pandemia.

“Aqui só fazemos campanha salarial e tomamos as decisões com participação da categoria, com transparência”, afirmou o presidente, Loreni Dias.

Também é hora de se perguntar o que vão fazer a Federação dos Vigilantes e os sindicatos ligados a ela, que ano passado baixaram a cabeça para os patrões e prontamente assinaram a convenção coletiva de trabalho (CCT) zerada, sem reajuste salarial nenhum. Entre eles, os sindicatos de Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Guaíba e Rio Grande.

Os vigilantes dessas cidades não receberam nem mesmo a reposição da inflação, que chegou a 4,30% na data-base.

Com isso, ainda facilitaram a vida das empresas na negociação com os demais sindicatos. Elas se sentiram à vontade para dizer que não dariam aumento para ninguém.  Há denúncias, inclusive, de que muitos desses presidentes assinaram a convenção sem fazer as assembleias para ter a autorização da categoria, deram um canetaço.

“Parece que os dirigentes da Federação e desses sindicatos não estavam preocupados com a categoria, só pensaram em garantir os repasses das contribuições, enquanto que os vigilantes não tiveram vantagem nenhuma no contracheque”, ressaltou Dias.

Agora que já aceitaram o prejuízo do ano passado, o que esses sindicatos da Federação vão dizer para os vigilantes? Cadê os editais das assembleias desse ano? Vão se acovardar de novo e aceitar outra proposta zerada dos patrões, só para garantir o recebimento das contribuições?

Os vigilantes desses sindicatos têm que ficar atentos, cobrar explicações dos seus dirigentes, ou a história vai se repetir e vão ter mais prejuízos no bolso.

Por outro lado, o Sindivigilantes do Sul e os sindicatos de Pelotas, São Leopoldo, Uruguaiana, Alto Uruguai e Alegrete não caíram no golpe patronal, não assinaram a proposta sem aumento dos salários, e já definiram que sem uma proposta que resolva o que ficou para trás, em 2020, não haverá como negociar a convenção coletiva de 2021.

VIGILANTES, SÓ A NOSSA CORAGEM E A LUTA GARANTEM NOSSOS DIREITOS. FIQUEM ATENTOS PARA AS ASSEMBLEIAS QUE SERÃO CONVOCADAS E PARTICIPEM. UNIDOS VENCEREMOS!