OPERAÇÃO POLICIAL ESTOURA ESQUEMA CRIMINOSO ENVOLVENDO EMPRESAS DE VIGILÂNCIA

Fraudes em contratos e licitações causaram prejuízos de cerca de R$ 150 milhões aos cofres públicos.

Uma grande operação das polícias civil e federal, com participação do Ministério Público e Controladoria Geral da União, na manhã desta terça-feira (04), estourou um esquema de fraudes em contratos e licitações envolvendo empresas de vigilância privada, entre outras, que causou prejuízos de cerca de R$ 150 milhões aos cofres públicos.

Os veículos do Grupo RBS estão divulgando a ação contra essa organização criminosa, informando que são mais de 70 pessoas envolvidas e 50 empresas de fachada, que funcionam com o emprego de laranjas para vencer licitações e abocanhar contratos públicos, como o da Expointer.

As empresas são de diversos ramos, mas principalmente de vigilância privada, portaria e similares, sendo algumas restaurantes, lotéricas e até uma sociedade de gestão de ativos. Juntas, já somam contra elas cerca de 11 mil ações judiciais, por descumprimento das leis trabalhistas. Os donos do grupo JOB são citados entre os envolvidos.

Estavam sendo cumpridas pela operação 230 ordens judiciais em 10 cidades, oito mandados de prisão preventiva, além de ordens judiciais de busca, afastamento de sigilo bancário, fiscal e econômico, bem como bloqueio de contas bancárias e indisponibilidade de 16 veículos avaliados em R$ 2 milhões, e seis imóveis avaliados em R$ 9 milhões, informa a reportagem.

Leia a íntegra da reportagem de ZH clicando no link: https://bityli.com/ocLK2