SINDICATO TEVE NOVA REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO COM A PATRONAL E ASSEMBLEIAS SERÃO MARCADAS PARA A PRÓXIMA SEMANA

As empresas apresentaram uma nova proposta, de 2,81% de reajuste e R$ 19,23 o VA e algumas mudanças nas demais cláusulas

– O Sindivigilantes do Sul e os sindicatos dos vigilantes de São Leopoldo, Lajeado e Pelotas tiveram nova reunião de negociação com a entidade patronal (Sindesp), na tarde desta quinta-feira (1º/03).
– Os patrões apresentaram uma nova proposta, de 2,81% de reajuste e R$ 19,23 o VA.
– Eles acreditavam que já tinham enviado essa proposta aos sindicatos, há alguns dias, mas por alguma falha não tinham enviado, por isso estávamos trabalhando, ainda, com a primeira proposta de 1,87% de reajuste (índice da inflação)
– Com esta outra proposta em mãos, teremos assembleias da categoria na próxima semana, na capital e interior, para discussão e votação pela categoria. Aguarde confirmação de locais e datas amanhã, sexta-feira (02).
OUTRAS CLÁUSULAS
– Na discussão que houve, com o contraponto dos sindicatos, algumas cláusulas consideradas prejudiciais aos vigilantes, muitas delas relacionadas com a reforma trabalhista, foram retiradas, mas outras foram mantidas pelos donos das empresas.
– Entre os itens que eles disseram aceitar retirar do documento, estão aquelas várias escalas que apresentaram antes.
– No entanto, outros itens danosos à categoria continuam na proposta deles, como a vigência da Convenção Coletiva somente após o registro no Ministério do Trabalho, ou seja, caso haja demora na assinatura da CCT, os valores não serão pagos retroativos à data-base.
– Também mantiveram o intervalo reduzido para 30 minutos, a possibilidade de que seja fracionado em duas vezes e o início do intervalo uma hora após o início da jornada ou antes do final da mesma.
– Concordam que as homologações das rescisões continuem sendo feitas no sindicato, mas apenas as dos associados.
– Concordam em retirar a obrigatoriedade da quitação anual de débitos trabalhistas.
ATENÇÃO: Estes são apenas alguns exemplos extraídos da discussão na reunião, mas para mais detalhes precisamos da confirmação por escrito dessa proposta do Sindesp, que a patronal ficou de enviar em breve. Aguarde novas informações, tão logo seja possível, e prepare-se para participar das assembleias. Sindivigilantes do Sul – 1º/03/2018