HOSPITAIS DE PORTO ALEGRE ESTÃO VACINANDO OS SEUS VIGILANTES, MAS NEM TODOS

Santa Casa só está vacinando os vigilantes orgânicos

Um levantamento realizado pelo vice-presidente do sindicato, Luiz Paulo Motta, mostra que os principais hospitais de Porto Alegre estão vacinando os vigilantes contratados para o trabalho nestes locais: Hospital de Clínicas, Conceição, Cristo Redentor e Grupo Hospitalar Santa Casa.

Também já tomaram a vacina os vigilantes do Hospital de Pronto Socorro (HPS) e posto da Cruzeiro, informou o diretor Fabiano Sanhudo, assim como nos postos da Zona Norte e Bom Jesus.

Porém, no Clínicas as vacinas são aplicadas apenas nos profissionais do posto, não são imunizados os vigilantes de reserva, que eventualmente substituem os colegas, devido ao limite na quantidade de doses disponíveis.

Já na Santa Casa são vacinados os vigilantes orgânicos, enquanto os terceirizados, que atuam no estacionamento e área externa, estão sem receber a imunização.

O sindicato defende que TODOS os vigilantes, em todos os lugares, deveriam ser vacinados como grupo prioritário, SEM EXCEÇÃO, assim como outras categorias profissionais, pois trabalham em contato direto com o público.

Categorias mais atingidas

Um recente levantamento, inclusive, apontou que  os vigilantes estão em entre as cinco categorias profissionais com maior número de óbitos pela Covid-19: frentistas, caixas de supermercado, motoristas de ônibus, motoristas de carros e vigilantes.

Clique aqui para ver a reportagem do SBT.

Neste sentido, o sindicato foi comunicado que a decisão sobre a definição dos grupos prioritários é do Ministério da Saúde, em Brasília, não é do Estado e nem da Prefeitura.

O assunto foi pautado pelo presidente Loreni Dias numa reunião virtual da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), que está reivindicando a vacinação da categoria junto às autoridades federais.

“A direção da CNTV, em Brasília, está tentando conseguir a a vacinação dos vigilantes em todo o país, esperamos que as autoridades se sensibilizem e saia logo essa decisão”, disse Dias.