DIREÇÃO PUNE FARIAS COM TRÊS MESES DE SUSPENSÃO DO QUADRO DE SÓCIOS E DO CARGO DE DIRETOR

Comunicado

Reunida na manhã desta quarta-feira (23), a direção executiva do Sindivigilantes do Sul decidiu, por maioria dos presentes, punir o diretor jurídico, Gérson Farias, com três meses de suspensão do cargo e do quadro de sócios do sindicato.

A punição decorre das informações falsas que ele espalhou na categoria, ao divulgar que a convenção coletiva de trabalho (CCT) não havia sido homologada e, portanto, os vigilantes não teriam o aumento salarial previsto para 2022.

A CCT assinada em setembro com a patronal (Sindesp) foi aprovada em assembleias na capital e interior, onde sempre ficou muito claro para todos (as) que já estava previsto o reajuste salarial da próxima data-base, em 1º de fevereiro/2022, conforme foi amplamente divulgado pelo sindicato.

Dia 30 de setembro, a convenção foi homologada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, como pode ser visto no seu site, com a cláusula prevendo o reajuste a partir de 01/02/2022 pelo índice do INPC/IBGE, que ficou em 10,16%, acrescido de 0,76%, totalizando 10,92%, e o aumento do novo vale-alimentação, que passou a valer R$ 23,93.

A CCT, além disso, foi publicada na íntegra no site do sindicato, com o link para o Ministério do Trabalho. Mas, sempre citando o site da patronal como fonte, Farias repetiu, insistentemente, que não tinha sido homologada, criando uma enorme confusão e apreensão na categoria e jogando os vigilantes contra o sindicato.

No entanto, a grande maioria das empresas fez o pagamento de março corretamente, com o aumento previsto, inclusive a empresa do presidente do Sindesp (Epavi), comprovando que não havia fundamento algum para o que Farias divulgou.

Aliás, as poucas empresas que não reajustaram os salários usaram como desculpa as informações falsas do Farias, que causou mais este prejuízo aos colegas.

Diante dessas atitudes inaceitáveis, que provocaram grande dano ao sindicato e à categoria, a direção decidiu por aplicar a punição, prevista no estatuto do sindicato, por cinco votos à favor, apenas o voto contrário do próprio Farias e uma abstenção. Cabe recurso da decisão.

Leia a ata da reunião clicando aqui.

A Direção
Sindivigilantes do Sul