CUT-RS REAFIRMA PRORROGAÇÃO DE ACORDOS COLETIVOS E DEFESA DE EMPREGOS EM REUNIÃO COM MINISTRO PAULO PIMENTA

Encontro com o ministro, ao centro, foi terça-feira

Em defesa dos trabalhadores afetados pelas enchentes no Estado, a CUT-RS e centrais sindicais se reuniram com o ministro de Estado da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, nesta terça-feira (04). Foi entregue o documento elaborado pela CUT e centrais, com as principais demandas em defesa dos direitos dos trabalhadores.

Para o ministro Paulo Pimenta, ambos os lados, empresas e trabalhadores, foram gravemente afetados pelas enchentes. O Governo Federal já havia anunciado anteriormente a liberação de R$ 15 bilhões para empresas de médio e grande porte afetadas no estado.

A CUT propõe a criação de uma Medida Provisória que estenda para as áreas atingidas a ultratividade (prorrogação) dos acordos coletivos por 180 dias e medidas que mantenham os empregos de trabalhadores afetados pelas enchentes no RS.

Além disso, a CUT defende que essa MP garanta aos trabalhadores um auxílio emergencial por pelo menos 90 dias e que qualquer acordo coletivo tenha a participação efetiva dos sindicatos.

Mais cedo nesta terça (4), a CUT-RS e demais centrais sindicais se reuniram na sede da OAB/RS com entidades empresariais como a Fiergs, Federasul, Farsul e Fecomércio. O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, reafirmou a pauta que foi entregue ao ministro do trabalho e ao governo do Estado em defesa da garantia dos direitos e dos empregos dos trabalhadores.

CUTRS-WhatsApp-Image-2024-06-05-at-08.19.57

Fonte: CUT-RS