CUT-RS E SINDICATOS APOIAM CAMPANHA NOVEMBRO AZUL PARA PREVENIR CÂNCER DE PRÓSTATA

Novembro-Azul2.png.pagespeed.ic.fe5IPapB4W

A campanha Novembro Azul é realizada anualmente para mobilizar e conscientizar o público em geral, mas principalmente os homens, da necessidade de cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência.

Com o apoio da CUT-RS, do Sindivigilantes do Sul e demais sindicatos filiados à central, a campanha visa esclarecer sobre os fatores de risco e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Ela acontece logo depois do Outubro Rosa, iniciativa voltada para a conscientização sobre o câncer de mama, o que mais ataca as mulheres.

Criada em 2003 na Austrália, a campanha Novembro Azul visa conscientizar a sociedade quanto à importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma das doenças cancerígenas mais comuns entre a população masculina.

Porém, por medo, preconceito ou até mesmo falta de informação, muitos homens preferem evitar o assunto.

A campanha chegou ao Brasil em 2008 e já se tornou referência na busca de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde.

Mais de um terço dos homens não cuidam da própria saúde, avalia o Ministério da Saúde.

Uma pesquisa mais recente mostrou que, apesar de o urologista ser visto por 37% dos entrevistados como o médico do homem, 59% não costumam manter consultas periódicas, segundo levantamento “Um Novo Olhar para a Saúde do Homem”.

Conheça a doença

A campanha faz um alerta aos homens para a necessidade de fazer os exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal para diagnosticar a doença o mais cedo possível. Isso porque o tumor é de crescimento lento e tem cerca de 90% de chance de cura quando diagnosticado precocemente.

O câncer de próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece, mas no começo não há sintomas.

Eles só costumam aparecer no estágio avançado, por isso é fundamental que se faça os exames preventivos anualmente a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família).

Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames além do PSA, como ultrassom transretal e biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico.

Sintomas que merecem uma consulta ao médico

– Sensação de que a bexiga não esvaziou completamente e a vontade de urinar persiste

– Dificuldade de iniciar a passagem da urina e de interromper o ato de urinar

– Urinar em gotas ou jatos sucessivos

– Necessidade de fazer força para manter o jato de urina

– Necessidade urgente de urinar imediatamente

– Dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos)

– Problemas em conseguir ou manter a ereção

– Sangue na urina ou no esperma (casos muito raros)

– Dor durante a passagem da urina, quando ejacula, nos testículos, na lombar, na bacia ou nos joelhos

– Sangramento pela uretra.

– Na fase muito avançada, também pode haver dor óssea, sintomas urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Vá ao médico regularmente. Com qualquer um destes sintomas, consulte logo seu urologista.

Fonte: CUT-RS