CUT-RS APOIA CAMPANHA OUTUBRO ROSA E REFORÇA LUTA DAS MULHERES EM DEFESA DA SAÚDE

outubro-rosa-121

Outubro chegou e veio novamente com ele a necessidade de conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero, fortalecendo a luta em defesa da saúde pública e da vida.

Para alertar sobre os sintomas da doença, como fazer prevenção e combatê-la desde o início, a CUT-RS adere outra vez à campanha Outubro Rosa. Assim, a exemplo dos últimos anos, a entidade alterou o site e as páginas nas redes sociais para a cor rosa.

O Sindivigilantes do Sul, como os demais sindicatos cutistas, se soma à CUT-RS nessa campanha que acontece no Brasil desde 2002, com ações de prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama e de colo do útero, além de debates e outras atividades.

Criada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), a iniciativa busca chamar a atenção das mulheres para importância de fazer mamografias e exames de rotina para enfrentar a doença, visando identificá-la ainda nos estágios iniciais.

Muitas mulheres deixaram de fazer exames na pandemia

Segundo a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-RS, Mara Weber, “a prevenção do câncer de mama é fundamental, pois iniciar o tratamento na fase inicial da doença salva muitas vidas. Na pandemia, muitas mulheres deixaram de fazer os exames periódicos, sendo as mais pobres as mais prejudicadas”.

“Precisamos, nesse momento, reforçar as campanhas de prevenção e, também, fortalecer o nosso SUS, para que as unidades básicas de saúde possam garantir a todas as mulheres acesso a esses exames e informações sobre o câncer de mama. Por isso, esse Outubro Rosa se torna mais importante do que os anteriores”, salienta Mara.

Mara Weber, secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-RS

Cuidados que todas as mulheres devem ter

O câncer de mama no Brasil é o tipo de doença que mais afeta as mulheres. Acima dos 40 anos, a incidência de casos é ainda maior. Confira alguns cuidados que todas as mulheres devem observar:

– prevenção com consultas e exames específicos;
– para mulheres acima de 40 anos, mamografia anual;
– auto exame (apalpação das mamas para detectar alterações, como caroços, nódulos);
– alimentação saudável.

A falta de informação e o excesso de pudor ajudam a elevar o número de óbitos envolvendo o câncer de mama. A detecção tardia dos tumores prejudica o tratamento da enfermidade.

O que é o Outubro Rosa

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data, hoje difundida em diversos países, ajuda a compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

No Brasil, a primeira iniciativa partiu de um grupo de mulheres, em 2002. O Inca participa do movimento, desde 2010, promovendo campanhas e espaços de discussão sobre câncer de mama, divulgando e disponibilizando seus materiais informativos, tanto para profissionais de saúde quanto para a sociedade.

Além de usar a cor rosa no site e nas redes sociais, a CUT-RS e o Coletivo Estadual de Mulheres têm estimulado os sindicatos e as federações a promover debates para conscientizar as mulheres, além de divulgar informações acerca da importância do Outubro Rosa para ampliar a luta em defesa da saúde, da vida e da democracia.