ABSURDO: PATRÕES AGORA QUEREM QUE O SINDICATO DESISTA DE PROCESSOS CONTRA AS EMPRESAS

Dias-audiência-mediação-20210609-site

Na audiência de mediação ocorrida nesta quarta-feira à tarde, os patrões, representados pelo Sindesp, apareceram com uma nova exigência e criaram outro impasse para um acordo.

Agora, para a negociação andar, eles querem que o Sindivigilantes do Sul desista de mais de dez processos, referentes a ações coletivas, que tem em andamento na Justiça do Trabalho contra empresas de vigilância que cometeram irregularidades.

Um absurdo, uma palhaçada!

Por isso, o Sindivigilantes do Sul e os outros sindicatos que participam da mediação – sindicatos de São Leopoldo, de Pelotas e de Uruguaiana – pediram uma nova audiência, que ficou marcada para a próxima quarta-feira (23), às 16h30, para até lá analisarem melhor esta situação.

Assim como no ano passado, quando os patrões chegaram ao ponto de inventar uma briga com o Ministério Público por causa do Jovem Aprendiz, este ano eles também estão fazendo de tudo para inviabilizar um acordo.

Querem forçar o sindicato a aceitar TUDO que apresentaram na proposta deles.

Inclusive, uma cláusula que diz que os sindicatos devem pedir uma mediação da patronal antes de qualquer ação judicial ou administrativa contra as situações irregulares que encontrarem.

O Sindesp quer que os sindicatos peçam aos patrões licença para fiscalizar, era só o que faltava!

Ministério Público fez advertência

“Não vamos abrir mão de maneira alguma de nenhuma ação coletiva”, afirmou  o presidente do Sindivigilantes, Loreni Dias. “As ações coletivas visam recuperar aquilo que o trabalhador já perdeu”, acrescentou.

Dando razão ao sindicato, o procurador do Ministério Público do Trabalho, Lourenço de Andrade, disse que vê com muita preocupação essa exigência da patronal.

Ele advertiu que o Ministério Público pode até mesmo assumir esses processos e levá-los até o fim, caso haja uma desistência deles pelo sindicato.

“Eu vejo com preocupação isso que eu ouvi de que a patronal está condicionando as negociações à dispensa de ações coletivas, eu não sei do que tratam as ações, mas isso pode levar o MP a assumir essas ações e levá-las até o final. E o questionamento ao sindicato profissional de uma atitude temerária porque, uma vez que a ação coletiva foi ajuizada, ela tem um motivo e a sua desistência tem que ser fundada”, afirmou o procurador.

Ele acrescentou:

“Não me parece que o condicionamento da negociação coletiva à desistência de ações coletivas que foram propostas em prol da categoria seja um motivo fundado…. Vejo com preocupação isso, que não está nem formalizado, gostaria que o sindicato profissional dissesse que ações são essas e que o sindicato patronal confirmasse se é isso mesmo, há essa condição? Isso tem que ficar bem esclarecido”, completou o representante do Ministério Público.

Cláusulas salariais

Quanto às questões salariais, os patrões estão mantendo a mesma proposta, de 6,01% de reajuste em 2021, além da recomposição das perdas passadas em cinco parcelas anuais de 0,76%, a partir de 2022.

Mas há divergência nisso também, porque os sindicatos reivindicam a reposição das perdas em quatro anos e o aumento deste ano retroativo à data-base.

É UMA MENTIRA o que alguém anda dizendo nos grupos de whatsapp que os patrões ofereceram menos dessa vez. Na verdade, o representante patronal referiu o índice de 5,53% para indicar que esse foi o percentual da inflação na data-base e que estão oferecendo mais meio por cento acima disso (6,01%).

Apresentaram a proposta por escrito, inclusive. No entanto, como em 2020 não houve aumento, continua uma perda de 4% para ser recuperada e que está em discussão.

Quanto às demais cláusulas prejudiciais aos vigilantes, querem manter tudo da mesma maneira, como a disponibilidade dos vigilantes de bancos para trabalhar nos finais de semana e o pagamento de apenas 30 minutos da hora intervalar não gozada, entre outras.

Vigilantes, não vamos desistir dos nossos direitos, vamos permanecer unidos, lutando por valorização, por um aumento justo e nenhum direito a menos. Todos nessa luta, juntos somos fortes!