Pelo terceiro ano consecutivo, o Sindivigilantes do Sul apoia a Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio. Ela é promovida mundialmente e no Brasil participam instituições como Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Conselho Federal de Medicina (CFM), Centro de Valorização da Vida (CVV) e o Governo Federal através do Ministério da Saúde.
De acordo com a OMS, Organização Mundial da Saúde, mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo. Só no Brasil, são 14 mil vidas perdidas. Entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a quarta principal causa de morte, ficando atrás de acidentes, tuberculose e a violência.
A psicóloga Carolina Roseiro, do Conselho Federal de Psicologia, destaca que é preciso observar os sinais que a pessoa com ideação suicida pode apresentar:
“A gente precisa pensar em duas questões fundamentais: a expressão de desesperança e de autodepreciação. Esses dois sinais, são importantes de serem observados. Acontece que muitas vezes o ato pode acontecer sem essa demonstração de sinais prévios.”
Para esses momentos, a psicologa ressalta a importância de pedir e oferecer ajuda. “Muito importante que a qualquer sinal seja encaminhado para profissionais e aí, nessa busca por auxílio profissional, a psicologia é uma profissão presente em diversos serviços públicos e pode ser importante nesse acolhimento inicial. Havendo necessidade de um diagnóstico e havendo necessidade de prescrição de medicamentos ou de manejo de medicamentos, aí é necessário um encaminhamento para um profissional da medicina (psiquiatra).”
Lembre-se, você não está só, se precisar, peça ajuda!
O SUS oferece atendimento gratuito pela Rede de Atenção Psicossocial e o CVV, Centro de Valorização da Vida, também presta apoio emocional: ligue 188.
Já o Sindicato oferece atendimento psicológico gratuito, basta ligar e marcar consulta com o psicólogo. Também há o encaminhamento para psiquiatra, caso seja necessário.
Clique neste link para ver o vídeo da campanha do CVV.
Fontes: ABP/CVV/Agência Brasil