A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informou, nesta sexta-feira, que não começou a realizar o pagamento direto dos vigilantes em seus postos porque a Bankfort ainda não encaminhou a documentação necessária.
No dia 11 de fevereiro, o diretor de Gestão de Bens e Serviços Escolares da secretaria, Douglas Both, havia informado que a pedido da empresa – e conforme o sindicato já tinha solicitado – a Seduc passaria a pagar os trabalhadores da Bankfort diretamente.
No entanto, até agora os vigilantes não viram a cor do dinheiro. O presidente do sindicato, José Airton Trindade, pediu explicações ao gestor, que respondeu:
“A Bankfort pediu que a Seduc pague diretamente os trabalhadores de todos os contratos. Mas, para isso, precisam nos enviar uma série de documentos, o que a empresa não está fazendo na integralidade, o que inviabiliza o pagamento direto até este momento”, disse Douglas Both.
Segundo ele, a intenção da Bankfort é que a secretaria pague os salários dos vigilantes e também as rescisões pendentes de quem foi demitido. “Mas não basta a intenção, a empresa precisa enviar a documentação de todos, e isso não está acontecendo”, completou.
Ele disse ainda que está consultando a Procuradoria-Geral do Estado sobre o assunto, para verificar se há alguma alternativa para esse problema. Também está encaminhando processos de penalização da Bankfort para viabilizar a rescisão de contrato e a contratação da empresa remanescente da licitação.
Eram oito contratos da Seduc com a Bankfort no total. Um ou dois já foram rescindidos, como o das Coordenadorias Regionais da Educação (Cres). Restam os contratos das escolas e outros.
O sindicato continuará cobrando que isso se resolva o mais depressa possível. As providências, como bloqueio de fatura, pagamento direto e rescisão de contrato, já deveriam ter sido tomadas antes pelos responsáveis, como o sindicato alertou diversas vezes na Seduc e nos demais órgãos estaduais que contrataram a empresa.











