Desde segunda-feira, uma comissão do sindicato está percorrendo postos da Bankfort na capital para levar apoio aos vigilantes com salários atrasados e recolher informações para providências da assessoria jurídica.
Os diretores(as) estiveram na Secretaria da Segurança Pública, Cais do Porto Mauá, Instituto Geral de Perícias (IGP), Hospital São Pedro e Mercado Público de Porto Alegre. Também há vigilantes sem receber na Secretaria Estadual da Educação e Secretaria Estadual da Agricultura.
A situação dos trabalhadores é muito difícil, todos estão emocionalmente abalados com tantos atrasos que vêm se repetindo há meses.
As consequências na vida pessoal e familiar são graves. Um vigilante chegou a dizer que foi despejado porque não conseguiu pagar o aluguel em dia por diversas vezes, pois há meses recebe o salário muito tarde, sempre depois do dia 10.
Secretaria da Segurança Pública
Na SSP, segunda-feira, alguns tinham recebido salário, VT e VA, mas vários outros não tinham recebido nada: “É como se a empresa estivesse fazendo os pagamentos por sorteio’, comentou a diretora Cristilorem Luz, indignada.
Cais do Porto e São Pedro
No Cais do Porto Mauá (foto). nenhum vigilante tinha recebido quando a fiscalização do sindicato passou por lá, pela manhã. Mas, à tarde, chegou na entidade a informação de que os salários tinham sido depositados, porém não havia confirmação ainda sobre o VA e VT.
Já no Hospital Psiquiátrico São Pedro vários ainda estavam sem receber, mas o pagamento acabou acontecendo no mesmo dia, segunda-feira (08), depois do prazo legal – dia 05, sexta-feira.
Instituto Geral de Perícias
No final da tarde de terça-feira, o sindicato foi avisado que os vigilantes do IGP estavam muito revoltados, sem receber, e que poderiam realizar uma paralisação. O presidente José Airton Trindade, acompanhado de outros diretores(as), foi até lá para garantir apoio aos vigilantes e acabou acontecendo uma forte discussão com um supervisor da empresa.
Nesta quarta-feira, pela manhã, o sindicato voltou ao IGP, onde o presidente protocolou uma notificação aos gestores do contrato, pedindo providências urgentes do órgão no sentido de exigir da empresa o pagamento imediato dos salários. Mais tarde chegou o aviso de que tinha começado o pagamento dos vigilantes.
Mercado Público
No Mercado Público, o presidente José Airton e o vice-presidente, Ilson Pereira, na foto, foram informados de que apenas terça-feira (09) os vigilantes do posto receberam o VA e o VT, mas nada dos salários ainda. Ali os atrasos já vem ocorrendo há sete meses, pelo menos.
O sindicato continuará fiscalizando esses atrasos e outros locais de trabalho da Bankfort ainda serão visitados.
Ao mesmo tempo, a assessoria jurídica do Sindivigilantes já providenciou novas ações visando garantir os direitos dos trabalhadores(as), além das providências tomadas anteriormente, pois nada melhorou e os problemas com a empresa continuam acontecendo. Aguarde novas informações em breve.
Chega de tanto desrespeito. Vigilante, não aceite irregularidades e prejuízos, denuncie ao sindicato. Juntos somos fortes!
Leia também:
Prefeitura de Nova Santa Rita divulga comunicado sobre atraso da Bankfort