NOVO GOLPE FAZ VÍTIMAS COM FALSO LINK DE PROCESSO JUDICIAL

Atenção - site



O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) está alertando para um novo golpe que vem sendo aplicado por criminosos por meio de WhatsApp, e-mail ou mensagem de texto.

Os golpistas se passam por oficiais de justiça e afirmam que estão repassando informações sobre um suposto processo judicial. Para isso, enviam um link malicioso, dizendo que serve para consultar o processo. Mas, ao clicar, nada é exibido — e a vítima, sem perceber, tem seu celular invadido.

Com o controle do aparelho, os criminosos conseguem acessar dados pessoais e bancários, limpar contas, contrair empréstimos, realizar compras e cometer outros crimes graves.

🚨 Como os golpistas agem:

Segundo notícia da Zero Hora, publicada nesta terça-feira (15), o presidente da Comissão de Segurança do TJRS, desembargador Sérgio Miguel Achutti Blattes, explicou que os criminosos encontram os contatos das vítimas por meio de buscas na internet e redes sociais.

O desembargador destacou que oficiais de justiça podem sim fazer contato por telefone, mas devem se identificar e NUNCA enviam links. Quando necessário, encaminham uma chave de acesso segura para consulta dos processos.

📌 RECOMENDAÇÕES DA JUSTIÇA:

1- DESCONFIE de mensagens inesperadas, com tom de urgência ou que exigem ações imediatas. Se houver real urgência, o contato será feito presencialmente.

2- NUNCA clique em links nem baixe anexos de e-mails ou mensagens suspeitas.

3- VERIFIQUE os remetentes e utilize sempre os canais oficiais da Justiça para confirmar a veracidade da informação.

✅ Canais oficiais do TJRS:

Telefone: (51) 3210-6000
Site: www.tjrs.jus.br
Balcão Virtual: https://l1nq.com/ju9jB

Leia mais:

Atenção para golpe do alvará!

Assessoria jurídica faz alerta sobre tentativa de golpe

Compartilhar: