SEDUC GARANTE QUE REPASSES PARA A BANKFORT ESTÃO EM DIA

Dirigentes da Seduc, à esquerda, com presidente, diretor e diretora do sindicato

Dirigentes da Seduc, à esquerda, com presidente, diretor e diretora do sindicato



O presidente do Sindivigilantes, José Airton Trindade, acompanhado da diretora Cristilorem Luz e o diretor Marcos Gesiel foram recebidos, nesta tarde (11), pela Chefe da Divisão de Serviços Escolares da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, Andréa Sartori, e o diretor de Gestão de Bens e Serviços Escolares, Douglas Both, que fazem a gestão do contrato com a empresa Bankfort Segurança.

Nesta reunião, os representantes da Seduc afirmaram que todos os repasses de valores para a Bankfort, pela prestação de seus serviços, estão em dia, ao contrário do que disse a empresa quando foi cobrada pelo sindicato pelos atrasos dos pagamentos de salários, férias, depósitos do FGTS e outros direitos dos trabalhadores.

“Temos muitos trabalhadores passando graves necessidades em todo o interior e na capital devido a esses atrasos”, disse José Airton. “Tem trabalhador da empresa com filho doente no  desesperado, pedindo ajuda para comprar remédio porque entrou e voltou de férias e ainda não recebeu, e outro me ligou chorando porque não tem dinheiro para o supermercado da família”, exemplificou.

No entanto, segundo os dirigentes da Seduc, não há razão para isso estar acontecendo, pois a empresa está recebendo os repasses das suas faturas regularmente, todos os meses, sempre que apresentam a documentação necessária. Apenas uma diferença, referente ao reajuste da convenção coletiva da categoria, ainda não foi repactuada em alguns dos oito contratos com a Bankfort, disseram.

“No faturamento mensal não há pendências nossas com a empresa, todos os meses o pagamento acontece”, garantiu Andréa Sartori. Segundo ela, os problemas começaram em janeiro e desde lá a empresa foi notificada cerca de 15 vezes, com previsão de multa em cada notificação.

Empresa procurou a Seduc

WhatsApp Image 2025-07-11 at 17.14.20

A chefe de divisão também relatou que representantes da empresa estiveram na Seduc, pela manhã, para tratar dessas questões, e não fizeram nenhuma reclamação a respeito de atrasos de seus repasses. Porém, a assessoria jurídica da Bankfort alegou aos gestores do contrato que a empresa ainda está passando dificuldades devido à enchente, mas teria conseguido um crédito no mercado para regularizar suas contas entre agosto setembro.

Andréa Sartori ressaltou que está sendo dado um voto de confiança à empresa, para que confirme esse crédito financeiro até dia 14 e comece a regularizar sua situação junto aos seus funcionários.  “Mas se isso não acontecer vamos ter que tomar outras providências”, afirmou.  “Uma rescisão de contrato não seria de imediato, é uma possibilidade, pode acontecer”, afirmou o diretor Douglas Both.

Pagamento direto

O sindicato também entregou um ofício de notificação à Seduc, onde relata todos os problemas dos atrasos de salários, férias, depósito de FGTS e outros, e solicita medidas urgentes. Entre elas, a retenção dos créditos da empresa e o pagamento diretamente aos trabalhadores, para que recebam logo o que têm direito.

O diretor da Secretaria disse que essa é uma operação complicada, porque exige muito pessoal, coleta de documentação de todos os trabalhadores e informações da empresa, contudo, não descartou essa possibilidade: “Fizemos isso uma vez este ano (com outra empresa prestadora de serviço)”.

Ao final do encontro, ficou combinado que o sindicato manterá contato direto com a chefe da Divisão de Serviços Escolares, para receber as informações que solicitou no ofício e as novas providências da secretaria em relação à empresa.

“O problema é mesmo com a Bankfort, não resta dúvida, já que os repasses da Seduc estão em dia, por isso seguiremos firmes exigindo o que os trabalhadores têm a receber, imediatamente, ou que a secretaria tome as providências previstas no contrato”, disse o presidente José Airton, referindo-se às multas, pagamento direto ou até rescisão contratual.

WhatsApp Image 2025-07-11 at 17.12.43

Compartilhar: