Os vigilantes que trabalhavam para a VM Vigilância e Segurança na Secretaria de Assistência Social (antiga FASC) receberam valores a que tinham direito, nesta segunda-feira (1º/9), com o dinheiro das faturas da empresa que tinham sido bloqueadas por solicitação do sindicato.
Ao todo, a 18ª Vara da Justiça do Trabalho de Porto Alegre liberou R$ 183.713,22 para quitar salários e vales-alimentação atrasados.
Segundo o advogado Jorge Young, da assessoria jurídica do sindicato, o processo teve alguma demora porque a Justiça aguardava o parecer da prefeitura: “A prefeitura não se opôs ao pagamento direto, mas foi preciso esperar o prazo de recursos”, explicou.
Dos 24 trabalhadores da lista, apenas dois ainda não receberam devido a erros de identificação, que já estão sendo corrigidos.
Os depósitos cobriram salários e vales de janeiro a abril. Já outras pendências – como salários de novembro e dezembro, vales, férias, 13º e verbas rescisórias – precisarão ser buscadas agora em ações individuais.
“Na terça-feira (09) pela manhã, estarei no sindicato para prestar esclarecimentos”, informou o advogado.
O sindicato esteve à frente dessa conquista: organizou protestos com os trabalhadores, participou de reuniões com a direção da FASC e solicitou oficialmente a retenção dos créditos da VM, medida que garantiu a liberação deste pagamento.
Com essa vitória, os vigilantes recebem parte importante do que lhes é devido. A luta, porém, continua para assegurar o restante dos direitos.
Com essa vitória, os vigilantes recebem parte importante do que lhes é devido. A luta, porém, continua para assegurar o restante dos direitos.
O sindicato segue firme ao lado da categoria: com o sindicato, ninguém fica sozinho – estamos juntos na luta!