DENÚNCIA: VIGILANTES TRABALHAM SOB CALOR EXTREMO EM CONTÊINER SEM AR-CONDICIONADO

Calor no interior do equipamento é insuportável nas altas temperaturas

Calor no interior do equipamento é insuportável nas altas temperaturas



O Sindivigilantes do Sul vai encaminhar, nesta quarta-feira (26), notificação à empresa Lince Segurança Patrimonial e à prefeitura de Porto Alegre exigindo que, imediatamente, seja providenciado ar-condicionado no contêiner na orla do Guaíba, nas proximidades da pista de skate e quadras de esportes, onde trabalham os vigilantes responsáveis pela segurança da área.

A partir de uma denúncia anônima, uma comissão de fiscalização do sindicato – Luiz Paulo Motta, Jefferson Benites e Adão Ferreira – esteve no local terça-feira e constatou que os vigilantes trabalham em condições degradantes, sob um calor que beira os 40 graus centígrados no ambiente. A sensação térmica é pior ainda dentro da instalação de metal, sem aparelho de refrigeração.

Além disso, o micro-ondas dos vigilantes não funciona, o freezer opera de forma precária e, devido ao calor insuportável, eles fazem suas refeições do lado de fora, em um local improvisado. O banheiro químico fica ao relento e sem água encanada, obrigando os trabalhadores a levarem água em garrafas para sua higiene.

Diferença de tratamento

Porém, bem ao lado, existe outro contêiner da prefeitura (foto), onde trabalham funcionários da administração municipal que contam com ar-condicionado e banheiro interno. É uma diferença de tratamento inaceitável em relação aos vigilantes, pois todos, sem exceção, estão com a sua saúde em risco nos dias de temperaturas acima do normal.

WhatsApp Image 2025-02-25 at 12.27.51 (2)

Contêiner de funcionários da prefeitura, com aparelho de ar-condicionado

Tudo isso porque o prédio onde eles trabalhavam anteriormente foi atingido pela enchente. Assim, foram transferidos para esse contêiner improvisado, que serviria de depósito de materiais.

É uma situação irregular, além de desumana, pois a CLT determina que deve haver conforto térmico nos locais de trabalho, entre outras obrigações do empregador. O sindicato espera que a prefeitura e a empresa providenciem logo instalações com refrigeração para os vigilantes, e as outras adequações necessárias, ou medidas jurídicas serão tomadas pela entidade.

Nota: mal está passando essa onda e uma nova onda de calor extremo já está prevista pela meteorologia para a próxima semana.

 

Compartilhar: