Foi com muita emoção e comemoração que diretoras e diretores do sindicato e várias mulheres vigilantes receberam a aprovação do Projeto de Lei 524/2019, na tarde desta terça-feira (08/07), durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do RS.
A proposta, apresentada há seis anos pela deputada Sofia Cavedon (PT), reserva 20% das vagas de vigilantes para mulheres em contratos de segurança privada, vigilância patrimonial e transporte de valores firmados pelos órgãos e entidades da administração pública do Estado.
Depois de longa tramitação e de passar por três comissões da casa, a votação final ainda foi adiada três vezes por falta de quórum, mas a persistência da categoria venceu.
Por trás dessa vitória, houve uma intensa mobilização: as mulheres vigilantes da diretoria e apoiadoras, trabalharam fortemente no convencimento de deputados e deputadas, até a última hora (v. fotos). E isto se refletiu na votação final: 36 votos a favor e apenas 7 contra. (Veja abaixo como votou cada parlamentar.)
Luta de dez anos
Na verdade, a luta pelo projeto já durava quase dez anos, tendo sido apresentado pela primeira vez pelo então deputado Adão Villaverde (PT), em 2016. Após sua saída da vida parlamentar, a proposta foi reapresentada por Sofia Cavedon, que assumiu essa causa com muita determinação.
Durante seu pronunciamento na tribuna, a deputada Sofia agradeceu aos deputados Matheus Gomes (PSOL), Delegado Zucco (Republicanos) e à deputada Luciana Genro (PSOL) por retirarem emendas ao texto original que ampliavam a medida — como a de Zucco, que aumentava a cota de vagas para 30% — a fim de facilitar sua aprovação aprovação.
Ela também destacou o apoio das mulheres parlamentares – todas votaram a favor – e o diálogo com as diversas bancadas.
Sofia ressaltou ainda que as mulheres da segurança têm a mesma formação, passam pelos mesmos testes e recebem as mesmas certificações que os homens, mas são muitas vezes preteridas nas contratações apenas por serem mulheres.
“Nós queremos mudar essa cultura, garantir que as mulheres possam trabalhar onde quiserem e serem respeitadas em qualquer espaço. Que este seja um grande dia desta Assembleia pela igualdade e pelo respeito às mulheres”, afirmou Sofia, emocionada.
As deputadas Luciana Genro e Adriana Lara (PL) também se pronunciaram em apoio à proposta. Já os deputados Tiago Simon (MDB) e Felipe Camozzato (Novo) subiram à tribuna para declarar voto contrário.
Com o plenário em suspense, o presidente da Casa, Pepe Vargas (PT), conduziu a votação: 36 votos SIM, 7 votos NÃO. Assim que o resultado foi anunciado, a galeria vibrou com muitos aplausos e grande comemoração de quem esperou por isso por tanto tempo.
Além da representação do Sindivigilantes, estavam lá também diretores do Sindicato dos Aeroviários, que apoiaram a mobilização das vigilantes desde as sessões anteriores.
Após a aprovação, parlamentares se juntaram às vigilantes e dirigentes sindicais para fotos e agradecimentos pelo seu apoio, celebrando essa conquista histórica.
✊ Luta incansável e vitória merecida
“Parabéns a essas guerreiras que lutaram incansavelmente por muitos anos. Foi uma vitória merecida por toda a garra e mobilização que fizeram”, disse o presidente José Airton Trindade.
“Muito obrigado à deputada Sofia e a todos os que votaram a favor. Lugar de mulher é onde ela quiser!”, completou.
“Hoje é um dia histórico para a categoria feminina da vigilância. Esse projeto vai abrir e ampliar o mercado de trabalho para mulheres que são guerreiras, trabalhadoras e mães de família. Ainda há muito preconceito na nossa profissão”, afirmou a diretora Cristilorem Luz.
“Foi preciso muita garra e luta para vencer preconceitos e convencer corações e mentes. Mas vocês venceram. Eu estou muito feliz com isso. Viva a luta das mulheres vigilantes!”, comemorou Sofia Cavedon, bastante aplaudida.
Agora o texto aprovado vai para a sanção (assinatura) do governador Eduardo Leite e publicação no Diário Oficial, para entrar em vigor.
📹 Clique aqui para ver o vídeo da deputada gravado após a votação.
Abaixo, mais fotos da mobilização na AL.