O evento comemorativo ao Dia da Mulher, promovido pelo Sindiviglantes no sábado pela manhã, no auditório do Sindicato dos Ferroviários, foi um sucesso. Com coquetel, palestra e sorteio de brindes, reuniu muitas mulheres vigilantes, além de esposas e filhas de profissionais da categoria.
Na abertura, o encontro contou com as presenças da deputada Bruna Rodrigues (PC do B) e sua assessoria, do presidente do sindicato, Loreni Dias, e do secretário-geral da União das Associações de Moradores de Porto Alegre (Uampa), Brunno Mattos.
A deputada ficou impressionada com os relatos do presidente Dias sobre casos de assédio moral e desrespeito enfrentados pelos trabalhadores e trabalhadoras da segurança privada, especialmente por parte de empresas e bancos.
“Isso é um desrespeito ao ser humano. Conte comigo para lutar contra isso”, afirmou, ao ouvir sobre um trabalhador que chegou a se urinar por ter sido impedido de ir ao banheiro.
“Essa é uma categoria pela qual tenho muito carinho, pois tenho dois irmãos vigilantes. Sempre que há atrasos de salários, recebo várias reclamações”, relatou.
Bruna também demonstrou indignação com a restrição ou impedimento da contratação de vigilantes mulheres por alguns bancos.
Neste sentido, elogiou a participação feminina na diretoria do sindicato: “Fico muito feliz de ver tantas mulheres na diretoria. É a primeira vez que vejo tantas juntas em uma diretoria sindical.”
Durante o evento, foi ressaltada a existência de um projeto (PL 524/2019) na Assembleia Legislativa, de autoria da deputada Sofia Cavedon (PT), que prevê a reserva de 20% das vagas nos contratos públicos para vigilantes mulheres.
Igualmente capazes e especiais
A diretora Cristilorem Luz, em nome do sindicato, reforçou a importância da valorização feminina na segurança privada:
“Não precisamos provar nada para ninguém, apenas sermos vistas como realmente somos: igualmente capazes e especiais. No setor da vigilância, as mulheres demonstram todos os dias que competência não tem gênero.”
E completou: “Somos tão capazes quanto qualquer outra pessoa que veste uniforme.”
Palestra sobre bem-estar e enfrentamento ao assédio
A terapeuta Narah B Oliveira ministrou uma palestra sobre ansiedade, estresse e assédio no ambiente de trabalho. Segundo ela, a respiração consciente pode aliviar significativamente os níveis de ansiedade e estresse.
Sobre o assédio, Narah destacou a importância de não se calar e manter uma postura firme:
“O olhar sem medo, o tom de voz seguro, a autoestima elevada e a autoconfiança transmitem segurança e reduzem a chance de abordagens inadequadas.”
Narah também ensinou exercícios respiratórios e de meditação às participantes do encontro, além de recomendar práticas saudáveis para o bem-estar, como:
- Exercícios físicos
- Beber bastante água
- Meditar
- Praticar a respiração consciente
- Ter uma alimentação equilibrada
- Dormir bem
O evento foi encerrado com o sorteio de diversos brindes, com muita descontração, boas informações e muita alegria. Parabéns a todas as mulheres pelo seu dia e às organizadoras pelo sucesso do encontro!
Veja mais fotos na galeria (para baixar e compartilhar, clique na foto)
- Deputada Bruna Rodrigues, ao centro
- Deputada Bruna Rodrigues e Cristilorem
- Palestrante Narah
- Prática de respiração consciente
- Prática de respiração consciente
- Prática de respiração consciente
- Prática de respiração consciente