💜 VITÓRIA HISTÓRICA DAS MULHERES VIGILANTES: PL 524/2019 ESTÁ APROVADO

Deputados(as) e vigilantes comemoram resultado

Deputados(as) e vigilantes comemoram resultado



Foi com muita emoção e comemoração que diretoras e diretores do sindicato e várias mulheres vigilantes receberam a aprovação do Projeto de Lei 524/2019, na tarde desta terça-feira (08/07), durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do RS.

WhatsApp Image 2025-07-08 at 16.51.10

A proposta, apresentada há seis anos pela deputada Sofia Cavedon (PT), reserva 20% das vagas de vigilantes para mulheres em contratos de segurança privada, vigilância patrimonial e transporte de valores firmados pelos órgãos e entidades da administração pública do Estado.

Depois de longa tramitação e de passar por três comissões da casa, a votação final ainda foi adiada três vezes por falta de quórum, mas a persistência da categoria venceu.

Por trás dessa vitória, houve uma intensa mobilização: as mulheres vigilantes da diretoria e apoiadoras, trabalharam fortemente no convencimento de deputados e deputadas, até a última hora (v. fotos). E isto se refletiu na votação final: 36 votos a favor e apenas 7 contra. (Veja abaixo como votou cada parlamentar.)

Painel de Votação - 08072025

Amplie para ver os votos

Luta de dez anos

Na verdade, a luta pelo projeto já durava quase dez anos, tendo sido apresentado pela primeira vez pelo então deputado Adão Villaverde (PT), em 2016. Após sua saída da vida parlamentar, a proposta foi reapresentada por Sofia Cavedon, que assumiu essa causa com muita determinação.

Durante seu pronunciamento na tribuna, a deputada Sofia agradeceu aos deputados Matheus Gomes (PSOL), Delegado Zucco (Republicanos) e à deputada Luciana Genro (PSOL) por retirarem emendas ao texto original que ampliavam a medida — como a de Zucco, que aumentava a cota de vagas para 30% — a fim de facilitar sua aprovação aprovação.

Ela também destacou o apoio das mulheres parlamentares – todas votaram a favor – e o diálogo com as diversas bancadas.

Sofia ressaltou ainda que as mulheres da segurança têm a mesma formação, passam pelos mesmos testes e recebem as mesmas certificações que os homens, mas são muitas vezes preteridas nas contratações apenas por serem mulheres.

WhatsApp Image 2025-07-08 at 16.57.21

Ao centro,, deputada Sofia, autora do projeto

“Nós queremos mudar essa cultura, garantir que as mulheres possam trabalhar onde quiserem e serem respeitadas em qualquer espaço. Que este seja um grande dia desta Assembleia pela igualdade e pelo respeito às mulheres”, afirmou Sofia, emocionada.

As deputadas Luciana Genro e Adriana Lara (PL) também se pronunciaram em apoio à proposta. Já os deputados Tiago Simon (MDB) e Felipe Camozzato (Novo) subiram à tribuna para declarar voto contrário.

Com o plenário em suspense, o presidente da Casa, Pepe Vargas (PT), conduziu a votação: 36 votos SIM, 7 votos NÃO. Assim que o resultado foi anunciado, a galeria vibrou com muitos aplausos e grande comemoração de quem esperou por isso por tanto tempo.

Além da representação do Sindivigilantes, estavam lá também diretores do Sindicato dos Aeroviários, que apoiaram a mobilização das vigilantes desde as sessões anteriores.

Após a aprovação, parlamentares se juntaram às vigilantes e dirigentes sindicais para fotos e agradecimentos pelo seu apoio, celebrando essa conquista histórica.

Luta incansável e vitória merecida

WhatsApp Image 2025-07-08 at 16.53.38

“Parabéns a essas guerreiras que lutaram incansavelmente por muitos anos. Foi uma vitória merecida por toda a garra e mobilização que fizeram”, disse o presidente José Airton Trindade
“Muito obrigado à deputada Sofia e a todos os que votaram a favor. Lugar de mulher é onde ela quiser!”, completou.

“Hoje é um dia histórico para a categoria feminina da vigilância. Esse projeto vai abrir e ampliar o mercado de trabalho para mulheres que são guerreiras, trabalhadoras e mães de família. Ainda há muito preconceito na nossa profissão”, afirmou a diretora Cristilorem Luz.

“Foi preciso muita garra e luta para vencer preconceitos e convencer corações e mentes. Mas vocês venceram. Eu estou muito feliz com isso. Viva a luta das mulheres vigilantes!”, comemorou Sofia Cavedon, bastante aplaudida.

Agora o texto aprovado vai para a sanção (assinatura) do governador Eduardo Leite e publicação no Diário Oficial, para entrar em vigor.

📹 Clique aqui para ver o vídeo da deputada gravado após a votação.

Abaixo, mais fotos da mobilização na AL.

WhatsApp Image 2025-07-08 at 16.54.09

Vigilantes acompanharam atentamente a sessão

WhatsApp Image 2025-07-08 at 16.57.21(1)

Grupo mobilizado para conversar com deputados antes da votação

WhatsApp Image 2025-07-08 at 16.57.20(1)

Com o deputado Professor Bonatto (PSDB)

WhatsApp Image 2025-07-08 at 16.57.20

Com o deputado Valdeci Oliveira (PT)

WhatsApp Image 2025-07-08 at 16.57.21(2)

Com o deputado Delegado Zucco (Republicanos)

WhatsApp Image 2025-07-08 at 16.57.22(1)

Com o deputado Cláudio Tatsch (PL)

WhatsApp Image 2025-07-08 at 16.57.22

Com o deputado Gustavo Victorino (Republicanos)

WhatsApp Image 2025-07-08 at 16.57.23

Com o deputado Gerson Burmann (PDT)

Compartilhar: