MOBILIZAÇÃO DOS VIGILANTES DA PORTAL SUL NAS RUÍNAS DE SÃO MIGUEL EXIGE O PAGAMENTO DOS SALÁRIOS

Diretor José Airton e vigilantes do posto

Cerca de 30 vigilantes da Portal Sul estiveram mobilizados nas Ruinas de São Miguel das Missões, na manhã desta quinta-feira (1º) e início da tarde, com o apoio do Sindivigilantes do Sul, para exigir o pagamento dos salários de dezembro e de janeiro, assim como o décimo terceiro salário e férias atrasados.

Eles avisaram que iriam interromper por uma ou duas horas a entrada no local e impedir as visitações turísticas, se isso não fosse resolvido imediatamente.

O diretor José Airton de Souza Trindade estava lá e se reuniu, mais uma vez, com a direção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que administra as Ruínas.

Há poucos dias ele havia entregue aos gestores uma notificação do sindicato, na qual o Sindivigilantes do Sul denunciou os desmandos da Portal Sul e cobrou uma atitude do Iphan,  mediante o bloqueio dos créditos da empresa e o pagamento direto da folha dos vigilantes.

Desta vez, os gestores do posto e do contrato informaram ao diretor que o Iphan aceitou realizar o pagamento diretamente na conta dos vigilantes de todos os valores atrasados, até a próxima quarta-feira.

Segundo José Airton, há muita preocupação de autoridades do município de que o turismo no local não seja prejudicado por esse impasse, e chegaram a ligar para a direção do Iphan, em Brasília, pedindo uma solução para o impasse.

“Estamos pedindo ao Iphan que troquem a empresa de vigilância, mas disseram que primeiro vão acertar os salários para depois cuidarem disso”, relatou o diretor do sindicato. Estão juntos na mobilização os vigilantes da Portal Sul de São Miguel, São João Batista, São Lourenço e São Nicolau.

Com a informação de que o pagamento vai acontecer até quarta-feira, a mobilização foi suspensa por volta de 14 horas, mas será retomada se não receberem no prazo prometido pelos gestores do Instituto.