ASSEMBLEIAS FORAM CONCLUÍDAS SÁBADO, EM FREDERICO WESTPHALEN

Dias_DSCN0947_site

A assembleia realizada sábado pela manhã, dia 21, em Frederico Westphalen, com as presenças do presidente do sindicato, Loreni Dias, e do diretor José Airton de Souza Trindade, encerrou a primeira rodada de assembleias convocadas para discutir e aprovar as propostas da pauta de reivindicações da nova convenção coletiva de trabalho, que será negociada com o sindicato patronal (Sindesp).

Elas aconteceram também, durante a semana, em Porto Alegre, Camaquã, Charqueadas, São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo, Horizontina e Santo Augusto.

“Mesmo chovendo muito nestes dias, esperávamos uma presença maior de vigilantes, mas esperamos uma participação maior nas próximas assembleias pois estamos prevendo uma negociação difícil pela frente, como tem sido quase todos os anos, e precisamos do apoio da categoria”, disse o presidente, Loreni Dias.

Propostas

Entre diversas propostas aprovadas pelas assembleias, estão as seguintes:

• Reajuste dos salários com 3% de aumento real, mais o acumulado do INPC (inflação anual);
  • Aumentar o vale-alimentação para R$ 28,00 e incluir este direito aos trabalhadores com jornada acima de cinco horas diárias. Retirar a participação de 20% do trabalhador no custeio do vale;
  • Assegurar a garantia provisória de emprego ao aposentando que tiver no mínimo 25 anos de tempo de contribuição ou que tiver protocolado junto ao INSS o pedido de conversão do tempo de serviço com base no tema 1209 do STF;
  • Retirar da CCT a cláusula que permite a redução para 30 minutos do tempo de intervalo intrajornada;
  • Retirar da convenção cláusulas que permitam acordo mútuo ou adequar para deixar claro que esta hipótese só se torna viável quando partir do empregado a iniciativa de pedir acordo mútuo;
  • Assegurar que, se as empresas vierem a exigir dos trabalhadores o ponto eletrônico, devem oferecer, sem ônus ao trabalhador, todos os meios tecnológicos e equipamentos necessários ao registro dos horários.
  • Também foi aprovada pelas assembleias a contribuição pela categoria da cota de solidariedade sindical.

A pauta de reivindicações com todas as propostas será encaminhada logo ao Sindesp, com pedido de agendamento da primeira reunião de negociação o mais breve possível.

Os vigilantes têm a sua data-base em primeiro de fevereiro: “Se a patronal não complicar, queremos definir logo a nova convenção coletiva e o reajuste da categoria para estar tudo resolvido na data-base”, disse o presidente Dias.