SAIBA ONDE HAVERÁ ATOS PELO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES E PARTICIPE

Dia da Mulher - 2024



Na próxima sexta-feira (8), no Dia Internacional das Mulheres, haverá atos em diversas cidades do país promovidos pelas CUT’s estaduais. O tema deste ano é “Mulheres em defesa da democracia pela igualdade salarial e contra todos os tipos de violência”.

Os materiais em alusão ao “Março de Luta” estão disponíveis neste link

Confira onde haverá atos, começando pelo Rio Grande do Sul e, depois, em ordem alfabética (lista em atualização).

Rio Grande do Sul

Porto Alegre: caminhada com concentração no Camelódromo, a partir das 16h30. De lá a caminhada seguirá até a Esquina Democrática. Ato político será realizado no Largo Zumbi dos Palmares.

Bahia

Salvador – Caminhada às 13h, na Praça do Campo Grande

CUT-BACUT-BA

 

Ceará

Fortaleza – As atividades acontecerão entre 8h e 17h na Praça do Ferreira. A programação do 8 de Março contará com atrações culturais, feira feminista, cortejo e tendas de orientação nutricional, caminhão da cidadã, serviços de fisioterapia, orientação psicológica, aferição de pressão e glicemia, massoterapia e orientação sobre saúde da mulher.

A concentração da caminhada, que será a grande ação do dia, será a partir das 16, também na Praça do Ferreira, com saída marcada para as 16h30.

CUT-CECUT-CE

 

Distrito Federal (DF)

Às 16h, começa o ato político-cultural na praça Zumbi dos Palmares. Mais tarde, às 19h, tem início o show das trabalhadoras, em frente à CUT-DF, também no Conic, com apresentação das cantoras Emília Monteiro e seu repertório de ritmos do norte, além de Kris Maciel, que promete animar a noite com samba, e Alê Terribili cantando MPB.

CUT-DFCUT-DF

Goiás

Goiânia – Concentração a partir das 16 horas, na Catedral Metropolitana de Goiânia – Avenida Universitária, Praça Dom Manuel, Setor Central.

Mato Grosso do Sul

Campo Grande – O ato começa às 08h, na Rua 14 de julho esquina com a Avenida Afonso Pena.

CUT-MSCUT-MS

Minas Gerais

Belo Horizonte – 

CUT-MGCUT-MGCom a participação do “Bloco na rua pela vida das mulheres”, o ato na capital mineira é contra todos os tipos de violência, por igualdade de gênero e em defesa da democracia. A concentração será às 16h, na Praça da Liberdade.

Pará 

Belém – concentração a partir das 8h na Praça da República. Com apoio da CUT, o ato é convovado pela Frente Feminista Pará. Com os motes “Pela Vida Das Mulheres Da Amazônia à Palestina. Nenhuma a Menos!” e “Em Defesa dos Territórios, Contra a Fome”, a marcha é pelo fim da violência contra as mulheres, pelo direito ao aborto seguro e legal, e contra o genocídio do povo palestino.

 

Ainda em Belém, no sábado (9), haverá uma sessão do “Cine Debate”, com o filme: “Formigueiro – A Revolução Cotidiana das Mulheres”, dirigido por Bruna Provazi e Tica Moreno, a partir das 17h, no Sindicato dos Bancários (28 de Setembro, 1210 – Reduto).

Atos dia 8 em outras cidades do PA

Abaetetuba – concentração na orla da cidade às 7h30. Mote: “Pela vida das Mulheres e dos territórios. Águas territórios de vidas”

Altamira – concentração em frente às Lojas Americanas, às 8h. Mote: “Enfrentando as Violências Contra Meninas e Mulheres: Cuidado à Saúde Mental e Mudanças Climáticas”

Ananindeua – concentração no bairro Águas Brancas, às 9h, com o mote “Mulheres na luta por direitos sociais, creche, transporte, saúde e pelo fim da violência”

Capanema – concentração a partir das 7h, na sede da FETAGRI Regional Bragantina e do MMNEPA. Bandeira de luta é “Mulher na política muda a política e constrói bem viver”

Marabá – concentração no Incra (Bairro Amapá – núcleo cidade nova), às 8h, com o mote:“Lutaremos! Por Nossos Corpos e Territórios, nenhuma a menos”.

Mocajuba – atividade organziada pela Rede Comunitária de Coletivos de Mulheres Quilombolas de Mocajuba será realizada no Quilombo Tamabaí-Açú, durante todo o dia.

Também em Mocajuba, no Mercado Municipal, será realizada a IV Feira Comunitária Mulheres Quilombolas.

São João do Araguaia – concentração na Praça da Prefeitura, às 7h00. Mote: “Quebradeiras de Côco ecoando a Voz”

Paraíba

João Pessoa – O “Ponto de Cem Réis” será o local de encontro, a partir das 9h. Haverá um ato político-cultural, com a realização de oficinas, rodas de diálogo, Feira Preta e apresentações culturais.

E no dia 22 de março será o encerramento da jornada do 8M2024, também em João Pessoa, na Praça da Amizade, no Bairro do Rangel. Haverá Tvários serviços destinados às mulheres das comunidades do bairro.

CUT-PBCUT-PB

Campina Grande (PB) – O ato “Mulheres nas ruas contra a violência e contra o fascismo”, terá concentração na Praça da Bandeira, às 15h.

CUT-PBCUT-PB

Paraná

Curitiba– Concentração às 15h, na Praça Santos Andrade, mas a partir das 17h começam as intervenções culturais. O ato está previsto para às 18h30. Na sequência, às 19h, começará a marcha que sairá da Rua João Negrão com encerramento na Boca Maldita, no Centro de Curitiba. Saiba mais aqui.

Paranaguá – Atividades no Terminal Urbano de Paranaguá, com distribuição de brindes e desfile plus size, das 11h30, às 14h

Foz do Iguaçu – Concentração será às 17h, no Bosque Guarani, na Praça da Paz, haverá ato público

Cascavel – Plenário da CMC, 8h30, roda de conversa as diferentes faces da representatividade das mulheres

Rio Bonito do Iguaçu – Encontro Regional no Centro Comunitário AERBI, às 8h30 e  Marcha contra a violência e pela vida das mulheres às 13h30.

Pernambuco

Recife – Concentração às 15 horas, no Parque 13 de Maio. Saída prevista às 17h em direção ao Pátio de São Pedro.

CUT-PECUT-PE

Piauí

Teresina – Ato com concentração na Praça do FRIPISA, às 8 horas, com caminhada pelas ruas da capital, com encerramento na Praça Rio Branco.

CUT-PICUT-PI

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (capital) – às 9 horas, participação e construção do ato de levante feminista contra o feminicídio na Câmara dos Vereadores.

Ato unificado com concentração na Candelária, às 16 horas e posterior caminhada pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia, onde haverá o ato às 18 horas.

Às 18:30 haverá o  Simpro Samba, roda com microfone aberto para mulheres e performance da artista Marta Moura, com temática feminista, também na Cinelândia.

Rio Grande do Norte

Natal – Concentração a partir das 14:30h, na calçada do Banco do Brasil, seguido de caminhada até a Praça Cívica.

CUT-RNCUT-RN

Mossoró (RN) – Serão dois atos. O primeiro às 8:30h no Centro Feminista 8M e às 15:30h, na Praça do PAX.

Santa CatarinaFlorianópolis: Marcha 8M “TRANSformando luto em lutas”

14h às 18h no Largo da Alfândega:

14h às 17h – Rodas de conversa, distribuição de materiais

17h – Místicas de concentração, agitação cultural e performances

18h – Saída da marcha

Lages:  Ato “Pela vida das mulheres” – 8h às 17h – Praça João Costa

Caçador – local: Largo Casanjure

Com cartas do coletivo de mulheres. Diálogo com a população com orientações e informações direcionado às mulheres, panfletagem com um Bombom.

Uma banca com material de divulgação dos recursos federais destinados para o município

Horário: 9:30 às 11h e das 13:30 às 15:30h

Jaraguá do Sul – Local: Praça da Meia Lua, ao lado do Museu da Paz

Das 8 h às 17h: Concentração; Organização do espaço/cartazes, faixas e outros; Panfletagem e conversas com a comunidade.

Das 17h às 19h: Falas do Coletivo de Mulheres/atividades culturais.

Às 19h: Aula Magna Com Mariana Franco/Transformando Luto em Lutas.

Após a Aula Magna seguirão em marcha até a Praça Ângelo Piazera.

Às 20h/Praça Ângelo: Leitura do Manifesto pela Vida das Mulheres.

Haverá a participação especial da Bateria do Carnavale.

Chapecó

A programação em alusão ao Dia da Mulher em Chapecó contará com três ações principais:

Quinta-feira (7/3), às 19h, no Sindicato dos Bancários: Debate “Silenciar ou resistir”, com a professora Márcia Ione Surdi.

Sexta-feira (8/3), das 9h às 12h, na Praça Coronel Bertaso: Ato em defesa da mulher

Segunda-feira (12/3), às 18h, na Câmara Municipal: debate “Violência e política de gênero”, com Maria Tereza Capra

Joinville

Praça da Bandeira em Joinville, concentração as 18h e início da passeata às 19h.

Marcha TRANSformando LUTO em LUTAS! Nós queremos vivas/vives em todos os lugares!

Blumenau

9 de março (sábado) – 14h

Piquenique Transfeminista, no Parque Ramiro Ruediguer

São Paulo                                

São Paulo (capital) – Concentração às 14h, no Espaço Cultural Lélia Abramo – R. Carlos Sampaio, 305 – Bela Vista. Do local, os manifestantes seguirão em caminhada até a Avenida Paulista.

Ato principal: 17 horas, em frente ao MASP (Avenida Paulista)

CUT-SPCUT-SP

Sorocaba – A partir das 16h na Praça Cel. Fernando Prestes – Centro.

 

CUT-Sorocaba (SP)CUT-Sorocaba (SP)

 

Sergipe

Aracaju – Concentração às 7h na Praça da Bandeira. A marcha será realizada a partir das 9h em direção ao Palácio dos Despachos, na Avenida Adélia Franco. A bandeira de luta levada às ruas será ‘Pela vida de todas as mulheres, pelo fim da violência e contra o fascismo’. Clique aqui para mais informações

CUT-SE