NOTA DE REPÚDIO Á MUDANÇA DE ESCALA ARBITRÁRIA E ILEGAL NA ROTA SUL E SELTEC

Placasite

O Sindivigilantes do Sul vem denunciar a mudança de escala totalmente arbitrária e ilegal que as empresas de vigilância Rota Sul e Seltec vem promovendo, de 12 x 36 para 4 x 1, causando enorme prejuízo aos trabalhadores e trabalhadoras vigilantes.

É incompreensível e inaceitável que qualquer empresa faça isso, uma vez que a escala 4 x 1 foi retirada no último acordo coletivo e não consta mais na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Portanto, além de arbitrária, essa atitude é irregular, sem embasamento legal e totalmente injustificada, pois os diretores da Rota Sul e Seltec não podem argumentar desconhecimento da CCT que eles mesmos assinaram.

No entanto, mesmo depois do acordo coletivo a Seltec persistiu na escala 4 x 1, que os trabalhadores sempre rejeitaram. E a Rota Sul, de uma hora para outra, avisou segunda-feira (18) que todos os vigilantes dos postos da Corsan passam a trabalhar nessa escala, a partir desta quarta-feira (20), em todo o Estado.

Todos têm suas vidas e sua atividade profissional estruturada em determinados horários e, de repente, vêem-se obrigados a mudar completamente sua rotina e seu cronograma de trabalho.

Consideramos isso inaceitável e já acionamos o nosso Departamento Jurídico, para que sejam tomadas medidas urgentes a fim de preservar os direitos dos vigilantes dessas empresas, bem como garantir que possam exercer com tranquilidade o seu trabalho, na escala para a qual foram contratados.

Também está sendo oficiada a Corsan, para que tome ciência do problema e adote suas providências, uma vez que as licitações foram realizadas para os postos da companhia com a previsão de escalas 12 x 36. Não permitiremos que prossiga esse abuso e que a Convenção Coletiva seja descumprida dessa maneira.

Não vamos aceitar essa troca absurda de escala, exigimos respeito aos trabalhadores e trabalhadoras vigilantes, que só querem trabalhar em paz!