A Festa do Vigilante deste domingo (18) repetiu o sucesso dos últimos anos, com grande comparecimento de vigilantes, familiares e convidados especiais. Conforme a organização do evento, 2.360 pessoas lotaram o salão térreo e o mezanino da Casa do Gaúcho, na capital. O evento também marcou a posse oficial da nova direção do Sindivigilantes do Sul.
O festejo foi longe, começou no final da manhã e só terminou à noite, no ritmo dos Bambas da Orgia e do conjunto Tchê Barbaridade, que se encarregaram da animação musical.
Além dos vigilantes da capital e arredores, participaram comitivas vindas de Camaquã (dois ônibus), litoral (um ônibus), Cachoeira do Sul (um ônibus) e São Jerônimo (um ônibus e duas microvans).
Entre os convidados especiais, compareceram o presidente da CUT estadual, Claudir Nespolo, o presidente da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), José Boaventura Santos, o deputado estadual Adão Villaverde (PT), o deputado federal Dionilso Marcon (PT) e o vereador Paulinho de Odé (PT), de Canoas.
Diretoria empossada
Enquanto ainda transcorria o almoço, a diretoria eleita no início do ano para o próximo quadriênio 2017-2021, com Loreni Dias na presidência, subiu ao palco e foi declarada empossada pelos presidentes da CUT e CNTV. “Quero agradecer a todos que votaram em nós, a todos que apoiaram a nossa direção nessa eleição”, disse Dias. “Também quero agradecer ao nosso corpo jurídico, que foi fundamental para nossa posse”, acrescentou.
Ele recordou a expressiva votação recebida na eleição: chapa 1: 1.036 votos (61,96%), chapa 2: 411 votos (24,58%), chapa 3: 225 votos (13,45%). Também lembrou que a festa já se tornou uma tradição, que vem se repetindo sempre com grande presença da categoria, animada por conjuntos de renome, como forma de homenagear o Dia do Vigilante, comemorado dia 20 de junho.
“Para a CUT é uma honra dar posse a essa combativa diretoria, na comemoração do Dia do Vigilante”, discursou Claudir. Ele se dirigiu aos familiares dos diretores e diretoras, pedindo paciência e compreensão, pois são muito importantes para a categoria e muito exigidos nas suas tarefas sindicais. “Não faltará o apoio da CUT nesta jornada de lutas”, garantiu.
Claudir enfatizou o momento difícil que os trabalhadores atravessam, porque, segundo ele, “se instalou em Brasília uma quadrilha de ladrões que estão roubando as aposentadorias e os direitos trabalhistas da classe trabalhadora”. Por fim, conclamou todos a participarem da greve geral marcada para o dia 30 de junho.
Dia do Vigilante
O presidente da CNTV e do Sindicato dos Vigilantes da Bahia destacou que o Dia do Vigilante foi instituído oficialmente através de um projeto de Lei de autoria de um gaúcho, o senador Paulo Paim: “No dia a dia, os vigilantes muitas vezes não são vistos pelas pessoas”, disse Boaventura. “Por isso é importante o Dia Nacional do Vigilante, para lembrar da importância dessa categoria”, completou.
Boaventura cumprimentou a diretoria empossada e alertou os vigilantes gaúchos para os prejuízos que a categoria sofrerá com as reformas trabalhista e da Previdência, se forem aprovadas. “A aposentadoria aos 25 anos acaba, se for implementado este nefasto projeto da reforma da Previdência”, ressaltou. E completou, com o apoio de todos: “Fora Temer!”.
Ele ainda relatou que, na Bahia, a categoria acaba de sair de uma greve vitoriosa, de 15 dias, como reação à tentativa dos patrões de dobrar o sindicato e humilhar os vigilantes. As empresas ofereceram apenas 1% de reajuste mas, com a greve, foi conquistado o reajuste de 6% (inflação mais 0,5%) e a diminuição do desconto de vale refeição de 20% para 15%.
Sorteio de brindes
Um momento muito esperado no evento foi o sorteio dos brindes, que aconteceu no início da tarde, enquanto do lado de fora o clima começava a mudar, com muita chuva e a temperatura caindo rapidamente. Foi sorteada para os sócios uma boa quantidade de prêmios, como televisores, refrigerador, bicicleta, batedeiras, cafeterias, ar condicionado, entre outros.
Os ingressos para o festejo foram trocados por alimentos. A arrecadação total ainda não foi contabilizada, mas calcula-se que meia tonelada de produtos alimentícios tenham sido doados pelos vigilantes presentes na festa. Eles serão todos repassados para instituições assistenciais e de caridade.
Dias contou que recebeu muitos cumprimentos dos presentes pela festa e agradeceu a todos e todas que ajudaram na organização do evento. “É uma alegria ver a categoria feliz e festejando o seu dia, é uma justa homenagem para quem trabalha tanto e tem tanta importância para a segurança da sociedade”, afirmou o presidente do Sindivigilantes do Sul.