O Sindivigilantes do Sul realizou, segunda-feira (16), as três primeiras assembleias da campanha salarial deste ano, em Porto Alegre (manhã e noite), Camaquã e Charqueadas, para discussão e aprovação das propostas que serão encaminhadas para negociação com a entidade patronal (Sindesp), incluindo o reajuste dos salários e outras diversas cláusulas.
As propostas aprovadas pela categoria serão unificadas num documento único após as assembleias que serão realizadas, ainda, em São Luiz Gonzaga, nesta terça-feira; Santo Ângelo, quarta-feira; Horizontina, quinta-feira; Santo Augusto, sexta-feira, e Frederico Westphalen, sábado. (veja a agenda completa no final).
“Neste ano começamos mais cedo nossas assembleias para a definição de propostas, assim vamos ter mais tempo para negociarmos com a patronal até a nossa data-base, em primeiro de fevereiro”, disse o presidente, Loreni Dias.
“Se os patrões não complicarem, podemos chegar na data-base já com a nova convenção coletiva de trabalho (CCT) assinada, não há nada que impeça isso”, completou.
A diretora Elisa Araújo alertou que a categoria fique atenta para a atitude dos sindicatos pelegos, que costumam assinar logo tudo que os patrões querem, mas depois pegam carona nas conquistas do sindicato da capital, através de aditivos nas suas convenções.
Segundo Elisa, isso também se aplica nos processos que o Sindivigilantes move contra as empresas, através da assessoria jurídica, “mas os sindicatos pelegos não processam as empresas e depois querem entrar nos nossos processos para tirar proveito”, acrescentou.
Foi o que aconteceu, lembrou, no caso da Seltec, em que esses mesmos sindicatos pelegos entraram com ação para pegar – e conseguiram – parte do dinheiro que o Sindivigilantes do Sul tinha conseguido ganhar na Justiça para os vigilantes da sua base.
O assessor jurídico, Maurício Vieira da Silva, disse que esta deve ser uma negociação bastante difícil, como já vem sendo sinalizado pela patronal, por isso é fundamental a mobilização e participação dos vigilantes nas assembleias convocadas pelo sindicato. “Nunca fechamos uma convenção coletiva de trabalho que seja prejudicial à categoria e este ano não vai ser diferente”, afirmou.
Agenda das próximas assembleias:
São Luiz Gonzaga – 17/10 – Terça-feira
Local: Sindicato dos Bancários
Endereço: R. Bento Soeiro de Souza, 2780
Horário: 19h e, em segunda chamada,19h30
Santo Ângelo – 18/10 – Quarta-feira
Local: Sindicato dos Bancários
Endereço: R. Andradas, nº 1161, B. Centro
Horário: 19h e, em segunda chamada,19h30
Horizontina – 19/10 – Quinta-feira
Local: Associação dos Metalúrgicos
Endereço: RS 342, Km 20
Horário: 19h e, em segunda chamada,19h30
Santo Augusto – 20/10 – Sexta-feira
Local: Galpão do Horácio
Endereço: R. Candido Rondon, 100
Horário: 19h e, em segunda chamada, 19h30
Frederico Westphalen – 21/10 – Sábado
Local: Sindicato dos Bancários
Endereço: R. do comércio, 535, B. Centro
Horário: 09h e, em segunda chamada, 09h30