ASSEMBLEIA DE PORTO ALEGRE DECIDE MANTER SUSPENSÃO DE TRÊS MESES DE GÉRSON FARIAS

Maioria votou a favor da punição, na assembleia realizada pela manhã

Por maioria de votos, 20 a 17, os sócios presentes na assembleia geral realizada na manhã desta segunda-feira, em Porto Alegre, decidiram MANTER a suspensão de três meses de Gerson Farias do cargo de diretor e do quadro de sócios do sindicato.

A punição foi aplicada pela direção do Sindivigilantes do Sul devido a informações falsas que ele divulgou na categoria, dizendo que a convenção coletiva de trabalho (CCT) não havia sido homologada e não haveria aumento dos salários (10,92%).

Isso causou enorme confusão e discórdia entre os vigilantes, além de ter sido usado como desculpa por algumas empresas para não pagarem o reajuste em março, como está previsto na convenção que foi homologada.

Discriminação contra o interior

Ele ingressou com recurso contra a decisão, pedindo a realização de assembleia para a discussão da punição pelos sócios e sócias. Causou muita surpresa, vinda de um diretor jurídico, a solicitação dele para que fosse realizada assembleia apenas em Porto Alegre, uma discriminação contra seus próprios colegas do interior.

A assessoria jurídica respondeu ao requerimento, afirmando que não faz sentido esta solicitação, pois o sindicato não representa apenas os vigilantes da capital, mas o interior também.

“Cabe lhe relembrar que o Sindivigilantes do Sul se trata de entidade sindical de base estadual, portanto, causa estranheza seu requerimento de que a assembléia ocorra apenas na cidade de Porto Alegre. Não é nada democrático, de sua parte, tentar impedir que os associados das demais cidades participem. As assembleias vão ocorrer, conforme padrão que já vem sendo adotado anteriormente, ou seja, em cidades do Estado do Rio Grande do Sul, incluindo a capital, para oportunizar o maior número de participantes”, diz a resposta.

Próximas assembleias

Na assembleia desta manhã, no auditório do Sindicato dos Ferroviários, coordenada pela diretora Elisa Araújo e o assessor jurídico Maurício Vieira, ele teve a oportunidade de se manifestar, assim como todos que se inscreveram para apresentar sua opinião. Ao final, feita a votação, a punição foi mantida.

DSCN9369 - site

Veja a seguir a agenda das próximas assembleias para discussão e votação da punição do Farias, começando por Camaquã, na noite de hoje:

Camaquã: Segunda-feira, 18 de abril de 2022

Local: Rua João Brandão, 88, Camaquã/RS, no Sindicato da Alimentação em única sessão, sendo em primeira chamada às 19h e a segunda e última chamada às 19h30, com qualquer número de trabalhadores presentes;

Mostardas: Terça-feira, dia 19 de abril de 2022

Local: Rua 11 de Abril, 356, Mostardas/RS, no Sindicato Rural de Mostardas, em única sessão, sendo a primeira chamada às 19h e a segunda e última chamada às 19h30, com qualquer número de trabalhadores presentes;

Charqueadas: Quarta-feira, 20 de abril de 2022

Local: Rua Dr. José Athanásio, 750, no Sindicato dos Metalúrgicos, em única sessão, sendo em primeira chamada às 19h e a segunda e última chamada às 19h30, com qualquer número de trabalhadores presentes;

Santo Augusto: Segunda-feira, 25 de abril de 2022

Local: Rua Cândido Rondon, 100, no Galpão Crioulo do Horácio em única sessão, sendo em primeira chamada às 19h e a segunda e última chamada às 19h30, com qualquer número de trabalhadores presentes;

Horizontina: Terça-feira, 26 de abril de 2022

Local: RS 342, Km 20, na Associação dos Metalúrgicos de Horizontina, em única sessão, sendo em primeira chamada às 19h e a segunda e última chamada às 19h30, com qualquer número de trabalhadores presentes;

São Luiz Gonzaga: Quarta-feira, 27 de abril de 2022

Local: Rua Dr. Bento Soeiro de Souza, 2780, no Sindicato dos Bancários, em única sessão, sendo em primeira chamada às 19h e a segunda e última chamada às 19h30, com qualquer número de trabalhadores presentes;

Santo Ângelo, Quinta-feira, 28 de abril de 2022

Local: Rua dos Andradas, 1161, Santo Ângelo, RS, em única sessão, sendo em primeira chamada às 19h e a segunda e última chamada às 19h30, com qualquer número de trabalhadores presentes.

Ordem do dia:

– Analisar/julgar, na forma do artigo 16 e 42 do Estatuto, o recurso apresentado pelo Sr. Gerson Farias de Souza, que pretende ver reformada a decisão da diretoria executiva do sindicato que lhe aplicou a penalidade de suspensão, por três meses, do quadro de associado e funções de diretoria, pelos fatos noticiados no ofício notificatório 24/2022.

O edital com a convocação foi publicado dia 13/04, no jornal Correio do Povo.