SINDICATO EXIGE DA EPAVI E ARENA NOVO LOCAL PARA ALIMENTAÇÃO E DESCANSO DOS VIGILANTES

A Arena, como contratante, também recebeu o ofício (Foto: Wikipedia)

O Sindivigilantes do Sul recebeu denúncias anônimas sobre as péssimas condições do lugar destinado à alimentação e descanso dos vigilantes da Epavi na Arena do Grêmio. Por isso, encaminhou notificação à contratada e à contratante, nesta sexta-feira, exigindo um novo local para esta finalidade, com todas as condições de conforto e higiene previstas na legislação (Norma Regulamentadora Nº 24).

Conforme chegou ao conhecimento do sindicato, o local destinado ao descanso/alimentação dos vigilantes é o mesmo utilizado para troca de uniforme, muito sujo, sem ventilação e sem o mínimo de conforto. O chão é inacabado, com pó de cimento por todos os lados, com paredes também sujas e inacabadas, bem como armários enferrujados para guardar as roupas, entre outros problemas.

Além disso, a Epavi não fornece utensílios básicos como micro-ondas, refrigerador e pia para limpeza dos pratos e talheres. Os vigilantes usam a pia do banheiro para lavar a louça, diz o ofício do sindicato.

Neste sentido, o Sindivigilantes requer no documento que a empresa “proceda imediatamente o fornecimento de local limpo, adequado e com o mínimo de higiene e de conforto a todos os seus empregados que prestam serviço na Arena do Grêmio”.

Também apresenta a cobrança da multa prevista na Cláusula 95ª da Convenção Coletiva de Trabalho por descumprimento de cláusula normativa.

Por fim, o sindicato requer a comprovação da implementação dessas medidas. Do contrário, será encaminhada denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), além do ajuizamento de demanda judicial para defesa dos direitos dos trabalhadores.