SINDESP JÁ COMUNICOU EMPRESAS DE VIGILÂNCIA SOBRE AUMENTO SALARIAL DE 10,92%

Entidade patronal avisou aos empresários os novos valores dos salários e do VA, que serão recebidos pela categoria a partir de março.

Logo após a divulgação da inflação de 10,16% pelo INPC/IBGE, semana passada, o presidente do sindicato patronal (Sindesp), Sílvio Renato Medeiros Pires, dono da Epavi, enviou uma circular às empresas de segurança privada comunicando o novo aumento de 10,92% para vigilantes e ASPs, na data-base, 1º de fevereiro.

No ofício circular, com data do dia 12 de janeiro, ele informa que “os reajustes salariais e do vale-alimentação, a partir de 01/02/2022, já ficaram definidos como resultante da aplicação do INPC/IBGE acumulado no  período de 01/01/2021 a 31/12/2021, acrescido de 0,76366% para vigilantes e ASPS. Alimentação INPC + 1,165%”.

O percentual de 0,76366% nos salários refere-se a uma das parcelas de reposição do resíduo das perdas de 2020 (que não teve aumento), conforme a convenção firmada com as empresas, em setembro, pelos quatro sindicatos que lutaram por quase dois anos para conquistar este acordo: Sindivigilantes do Sul e os sindicatos de São Leopoldo, Pelotas e Uruguaiana.

Restam mais quatro parcelas de reposição que serão pagas nas próximas datas-bases.

Como ficam os salários

– Assim, o salário dos vigilantes passa a ser R$ 8,02 por hora e o piso salarial R$ 1.764,40.

– O ASP passa a receber R$ 6,32 por hora e salário-base de R$ 1.390,40.

– Já o VA foi majorado para R$ 23,93 que corresponde a 11,32% de aumento, da soma de 10,16% da inflação mais 1,165% de perdas passadas.

– Fica ainda outra parcela de 1,165% de reposição do VA para a próxima data-base, em 2023.

– Esses valores serão pagos a partir de março.

Uma grande conquista

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), até novembro do ano passado:

– 48,8% dos acordos salariais de todas as categorias no Brasil ficaram abaixo da inflação (a maioria)

– Somente 34,7% foram iguais à inflação

– Apenas 16,5% reajustaram acima da inflação.

– Aumentou no país o número de reajustes parcelados (11,3%).

“Por isso podemos dizer que foi uma grande conquista o que nós conseguimos, com reposição integral da inflação e mais a recuperação das perdas de 2020, através desses quatro sindicatos, Sindivigilantes do Sul, São Leopoldo, Pelotas e Uruguaiana”, afirmou o presidente do sindicato, Loreni Dias.  “Até o corte das mensalidades e das cotas nós sofremos nesse enfrentamento que tivemos com as empresas”, acrescentou.

“Outros sindicatos pelegos, que assinam tudo que os patrões querem, que já tinham fechado acordo no início do ano, vão ter aumento nas nossas costas, pegaram carona no nosso acordo, porque depois que assinamos a nossa convenção foram pedir aditivos aos patrões nas convenções deles, uma pouca vergonha”, concluiu Dias.