CEASA E DMAE ENCAMINHAM PAGAMENTO DIRETO AOS VIGILANTES DA UNIVIG

A Ceasa é um dos postos da Univig na capital

Todos os postos da Univig Segurança Patrimonial com pagamentos dos vigilantes em atraso foram notificados pelo Sindivigilantes do Sul, que pediu o bloqueio das faturas da empresa e o pagamento direto aos trabalhadores. Já apareceram resultados, pois tanto o Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (Dmae) como a Ceasa tomaram providências para garantir os valores que eles têm a receber.

Ontem, terça-feira (21), tão logo soube do atraso da parcela do décimo-terceiro salário, o gestor do contrato na Ceasa providenciou o pagamento direto aos vigilantes que trabalham na companhia. Já havia feito a mesma coisa antes, ao pagar os salários que também estavam atrasados, assim como o vale-alimentação e o vale-transporte, logo após ser notificado pelo sindicato.

“Poucas vezes vimos um gestor de contrato tão interessado em garantir os direitos dos trabalhadores”, disse um dos vigilantes mais antigos no posto.

Também ontem (21), o diretor-geral do Dmae, Alexandre de Freitas Garcia, autorizou o “pagamento imediato” aos vigilantes dos valores da folha de pagamento de novembro, no total de R$ 2150.481,00. E já autorizou o repasse da primeira parcela do 13º salário, no valor de R$ 111.492,00.

Comparecer na assessoria jurídica

Quanto aos vigilantes dos demais postos, que continuam sem receber, a direção do sindicato orienta que compareçam na assessoria jurídica, com urgência. Com o advogado, dr. Maurício Vieira da Silva, será feito o encaminhamento de rescisão indireta, liberação de seguro desemprego e do FGTS, bem como o ajuizamento de ação para cobrança dos valores em atraso.

Os plantões do assessor jurídico acontecem segunda, terça e quarta-feira, das 10h às 14h, na sede do sindicato. Vigilantes do interior devem telefonar (51-32244545 ou 3225-5070), no mesmo horário, para combinar o encaminhamento da documentação via correio e whatsapp.

Tudo que está ao alcance do sindicato vem sendo feito, visando a garantia dos direitos dos trabalhadores da Univig.

Além disso, os órgãos públicos têm sido alertados pelo sindicato sobre as empresas que não costumam cumprir suas obrigações trabalhistas mas, inexplicavelmente, continuam participando de licitações e vencendo concorrências. Quem sofre as consequências são os trabalhadores dessas empresas, infelizmente.