NEGOCIAÇÃO NA JUSTIÇA DO TRABALHO VAI CONTINUAR NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA

Dias-audiência-mediação-20210609-site

Não foi conclusiva, não teve acordo, a audiência de mediação da Justiça do Trabalho, ocorrida na manhã de hoje (09), por meio virtual, do Sindivigilantes do Sul, sindicatos de São Leopoldo, Pelotas e Uruguaiana e o Sindesp, a entidade patronal.

Mas, com a mediação do desembargador Francisco Rossal, vice-presidente do TRT, ficou acertado que os patrões devem apresentar uma proposta de recuperação das perdas salariais antes da nova audiência, marcada para a próxima quarta-feira, dia 16.

Os sindicatos aceitam os valores que estão sendo oferecidos, 6,01% de aumento e R$ 21,50 de vale-alimentação, mas com a condição da garantia da reposição das perdas para a inflação. Isto pode ser a partir do próximo ano e parceladamente.

Nos dois últimos anos, as perdas dos salários para a inflação chegaram a 10,47%, mas com o aumento que está sendo oferecido, se houver acordo, ficariam pendentes para reposição 4,46%. Vale lembrar que o aumento da cesta básica tem sido muito acima da inflação, inclusive.

E permanece o impasse em relação às demais cláusulas que são prejudiciais aos vigilantes. Como a autorização para jornada de trabalho nos finais de semana dos vigilantes bancários e o intervalo de 30 minutos, com pagamento de apenas 30 minutos do intervalo não gozado.

Como disse o procurador do Ministério Público do Trabalho Noedi Rodrigues da Silva, em decisão recente, o fato de terem sido assinadas outras convenções com essas cláusulas não significa que os sindicatos sejam obrigados a repetir as mesmas condições, ou nem precisaria ter negociação.

Os representantes das empresas, como no ano passado, fazem de tudo para atrapalhar o avanço da mediação. Querem que os sindicatos aceitem TUDO da proposta deles, como fizeram os sindicatos pelegos, sem mudar uma vírgula.

Agora estão até mesmo forçando a barra para que a negociação seja em separado, mas os sindicatos sempre negociaram juntos a sua convenção coletiva de trabalho, que depois é assinada em documentos individuais de cada sindicato.

Estas e outras questões continuarão sendo discutidas na próxima audiência. Participaram pelos sindicatos o presidente do Sindivigilantes do Sul, Loreni Dias, de São Leopoldo, Moisés Machado, de Pelotas, Marcelo Puccinelli Alves, e de Uruguaiana, Luis Carlos Corrêa da Silva.

VAMOS FICAR FIRMES NA LUTA, JUNTOS E UNIDOS, POR NOSSOS DIREITOS. AUMENTO JÁ, NENHUM DIREITO A MENOS!

Sindivigilantes do Sul
Sindicato dos Vigilantes de São Leopoldo e Região