AUDIÊNCIA DE MEDIAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO FOI ADIADA PARA SEXTA-FEIRA

Motivo foi um imprevisto na agenda do vice-presidente do TRT. Outras audiências também foram adiadas.

A audiência de mediação da Justiça do Trabalho que estava marcada para terça-feira (25) foi adiada para sexta-feira (28), devido a imprevisto na agenda do desembargador Francisco Rossal de Araújo Júnior, vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que iria coordenar os trabalhos. Outras audiências também foram adiadas.

Assim ficou para sexta-feira a tentativa de se chegar a um acordo sobre a convenção coletiva de trabalho de 2021, entre o Sindivigilantes do Sul, os sindicatos dos vigilantes de São Leopoldo, Pelotas, Uruguaiana e o Sindicato das Empresas de Segurança Privada (Sindesp-RS).

Na última audiência, dia 04 de maio, ficou determinado que empresas deveriam apresentar novos documentos e os sindicatos dos vigilantes uma proposta de acordo por escrito, que já foi encaminhada à Justiça.

A entidade patronal está oferecendo 6,01% de reajuste salarial e R$ 21,50 de Vale Alimentação. Mas este reajuste não cobre a perda salarial acumulada nos dois últimos anos, de 10,47%.

Além disso, não está em discussão apenas o índice de reajuste, há muitas cláusulas na proposta das empresas que causam prejuízos irreparáveis aos vigilantes. Diversas cláusulas, inclusive, já foram alvo de processos de anulação do Ministério Público do Trabalho, em outras convenções coletivas, porque são ilegais.