RUDDER ESCONDE AS PERDAS DOS TRABALHADORES

Sindicatos pelegos ligados à Federação entregaram de mão beijada para as empresas direitos importantes dos trabalhadores.

Em nota divulgada semana passada, a Rudder diz que os vigilantes das bases dos sindicatos que já assinaram a convenção coletiva de trabalho de 2021 vão receber um reajuste dos salários, com valores retroativos à data-base. Mas a empresa não conta, esconde da categoria, as perdas enormes que os vigilantes desses sindicatos ligados à Federação vão ter, de agora em diante.

A Rudder vai pagar a base dos sindicatos pelegos, amigos dos patrões, que aceitaram entregar de mão beijada para as empresas direitos importantes dos trabalhadores.

Assinaram essa convenção os presidentes dos sindicatos ligados à Federação, de Caxias do Sul (Claudiomir da Silva Brum), Guaíba (Ramiro Antônio Coin), Novo Hamburgo (João Alfredo Ferreira), Santa Cruz do Sul (Paulo Rogério de Lara), Ijuí (Evaldo da Silva Lopes), Passo Fundo (Rodolfo Silva Boita) e Rio Grande (Alexandre Gibon Pinheiro).

São os mesmos sindicatos que, ano passado, assinaram uma convenção zerada, sem nenhum reajuste, só para garantirem para eles o repasse das contribuições.

Será que os vigilantes desses sindicatos sabem das perdas que vão ter?

Essa proposta que os sindicatos da Federação assinaram, com seis por cento de reajuste, não repõe as perdas salariais da categoria, que chegaram a mais de dez por cento nos últimos dois anos, uma vez que não teve aumento de salário ano passado.

Mas no documento que assinaram fica como se tudo tivesse sido quitado, ninguém vai poder reclamar mais nada dessas perdas, nem na Justiça!

Além disso, os vigilantes de banco vão ter que ficar à disposição da empresa para compensação de jornada nos finais de semana, a fim de completar a jornada semanal de 44 horas.

Também retira o direito da hora prorrogada noturna depois das 05 horas da manhã e exclui o adicional noturno na base de cálculo das horas extras laboradas nos intervalos.

Em outra cláusula, as empresas ficam autorizadas a praticar a jornada 4 x 2 e reduzir os intervalos para 30 minutos, indenizando, quando for o caso, apenas 30 minutos e não uma hora, como manda a lei. Essa convenção autoriza ainda o início do gozo dos intervalos para refeição na hora que o empregador bem entender.

Outra cláusula prejudicial aos trabalhadores exclui o pagamento do adicional de 100% quando a empresa não compensar o trabalho ocorrido no repouso semanal ou feriados.

Tudo isso é prejuízo no bolso dos vigilantes. As empresas dão uma merreca por um lado mas por outro lado tiram muito mais, com essas e outras cláusulas perversas. Por que a Rudder e esses sindicatos estão escondendo isso?

Estão escondendo porque os vigilantes vão perder muito mais do que vão ganhar, essa é a verdade!

Se liguem, vigilantes, é preciso olhar não apenas para o índice de reajuste, mas prestar atenção também nas mudanças das demais cláusulas, que são muito importantes na hora de receber.

Não caiam na conversa de patrão e de pelego!

Sindivigilantes do Sul – 15/03/2021