CUT-RS E CENTRAIS ENTREGAM CARTA AO PREFEITO DE PORTO ALEGRE EM DEFESA DA VIDA

Entidades sindicais apresentaram nove propostas, como “a necessidade da testagem em massa gratuita e a compra urgente de vacinas para barrar o avanço da pandemia”.

O colapso na saúde, a falta de vacinas, as internações em alta e o descaso dos governos federal, estadual e municipal para salvar vidas foram denunciados pela CUT-RS na manhã de segunda-feira (1º), no centro de Porto Alegre,

Após um cortejo simbólico com caixão e marcha fúnebre, as centrais sindicais entregaram uma carta ao prefeito Sebastião Melo (MDB), intitulada “Manifesto das Centrais Sindicais do RS em Defesa da Vida”.

No texto, as entidades “reafirmam que acima de tudo está a vida e em defesa dela devem ser observadas e seguidas as orientações da ciência” e apresentam um conjunto de nove propostas, como “a necessidade da testagem em massa gratuita e a compra urgente de vacinas para barrar o avanço da pandemia”.

As centrais também exigem “da gestão municipal, mais propriamente da autoridade do prefeito, a imediata decretação de lockdown (com período de duração recomendado pela ciência), como instrumento comprovadamente capaz de salvar vidas”.

Propostas apresentadas ao prefeito

1) Aquisição urgente de vacinas pelo município;

2) Instalação de postos públicos de testagem;

3) Ampliar a oferta de transporte coletivo cumprindo os protocolos rígidos e necessários, visando priorizar o deslocamento com segurança dos trabalhadores e trabalhadoras dos serviços essenciais;

4) Instalação de hospitais de campanha para serviços de atenção básica, desafogando o sistema e destinando a estrutura convencional para atendimento dos casos de COVID;

5) Que Vossa Excelência se agregue na defesa do retorno do auxílio emergencial federal no valor de R$ 600,00 para socorrer as famílias mais vulneráveis;

6) Criação do auxílio municipal emergencial nos moldes em que foi instituído pela prefeitura de Belém-PA, podendo o valor correspondente ser distribuído na forma de cestas básicas;

7) Exigir do Governo Federal a implementação de políticas de geração de emprego e Renda;

8) Defender publicamente a quebra temporária das patentes para viabilizar a universalização da produção de imunizante;

9) Cumprimento da contrapartida que corresponde ao município no PNAE (Programa Nacional da Alimentação Escolar) e a execução urgente da distribuição da quota de alimentos sob sua responsabilidade.

Clique aqui para ver a íntegra do manifesto.

Melo se compromete a enviar projeto para compra de vacinas

“Ele se comprometeu a enviar um projeto de lei para a Câmara de Vereadores para compra de vacinas pelo município, junto com o consórcio nacional de prefeitos. Está acontecendo um movimento no país inteiro, em resposta à postura irresponsável do governo Bolsonaro, que se mostra ineficiente em garantir vacina para todos os brasileiros ”, disse o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.

No início da tarde, o prefeito levou um projeto à Câmara, pedindo autorização para aquisição de vacinas contra a Covid-19. O processo é parecido ao do governo do Estado, encaminhado por conta da emenda da bancada do PT para o aumento do ICMS em 2021, que já foi aprovado pela Assembleia Legislativa.

Além disso, as centrais também receberam o convite de Melo de indicarem dois representantes para integrar o chamado Comitê de Crise da Covid-19 da Capital.

Para Amarildo, “sem vacina, sem auxílio emergencial e sem apoio para os pequenos e médios empresários, não teremos saída. O que vai nos salvar é garantir segurança aos trabalhadores com vacina para não adoecerem e auxílio emergencial para poderem cumprir as regras de isolamento social”.

Cortejo fúnebre lembra mais de 255 mil vidas perdidas no Brasil

Marcha pela vida 1 site

Organizado pela CUT-RS, o cortejo fúnebre começou em frente à sede da Fecomércio – uma das federações empresariais que faz campanha de mídia pela abertura da economia apesar do agravamento da pandemia, foi até o Paço Municipal e contou com a participação de dirigentes sindicais e estudantes.

Carregando um caixão, junto com cartazes e faixas, os manifestantes pediram vacina já para todos e todas, a volta do auxílio emergencial de R$ 600 e Fora Bolsonaro. O Brasil já registra mais de 255 mil mortes e mais de 10,5 milhões de infectados.

Teve ainda batidas de tambor e roupas pretas, lembrando os mais de 250 mil brasileiros que perderam as suas vidas na pandemia.

Caos na saúde do RS

Não é à toa que o governo do Estado aplicou para todas as regiões a bandeira preta do distanciamento controlado. O RS registrou 515 óbitos na última semana, a maior mortalidade desde o início da pandemia, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O estado já contabiliza 12.470 mortes e 643.672 infectados pela doença.

O número de pessoas hospitalizadas por causa da Covid-19 bateu novo recorde nesta segunda-feira, com 1.603 internados em UTIs no RS com confirmação da doença. A curva de pacientes em leitos de terapia intensiva em razão do coronavírus cresce ininterruptamente desde 7 de fevereiro, e aproxima o Estado de um colapso generalizado. Há uma semana, havia 554 pacientes a menos internados em UTIs. Há regiões e municípios que já enfrentam esgotamento na rede hospitalar.

A luta em defesa da vida continua

As centrais também levarão o manifesto ao presidente da FAMURS (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), Maneco Hassen, para pedir o empenho de todos os prefeitos gaúchos no combate à pandemia e em defesa da vida.

“Temos diversas possibilidades e alternativas para garantir o retorno das atividades, a exemplo de outros países que já estão implementando medidas de proteção à população. Precisamos de força de vontade dos governantes para garantir a vacinação já para todos e todas. É momento de defender a vida”, enfatizou Amarildo.