PATRÕES AINDA NÃO RESPONDERAM SOBRE O INÍCIO DA NEGOCIAÇÃO: “ISSO É UM DESRESPEITO COM A CATEGORIA”, AFIRMA DIAS

Presidente Loreni Dias

Presidente Loreni Dias



O Sindivigilantes do Sul continua aguardando a resposta do sindicato patronal (Sindesp) ao pedido de reunião para o início da negociação da convenção coletiva de trabalho de 2021. A solicitação foi encaminhada no início do mês, juntamente com a pauta de reivindicações da categoria aprovada em assembleias na capital e interior. 

Que isto fique muito claro: a negociação só não começou ainda por responsabilidade exclusiva dos patrões. “Não há justificativa para essa demora deles, já era pra estarmos negociando, já sabemos até mesmo o índice de inflação na data-base, que foi 5,53% em 1º de fevereiro”, disse o presidente Loreni Dias. 

O Sindesp, na verdade, está repetindo o que costuma fazer, negociando primeiro com os sindicatos ligados à Federação, que são mais mansos e costumam aceitar o que as empresas querem, como foi a convenção sem aumento nenhum que assinaram ano passado. 

Depois os patrões dizem aos demais sindicatos que não vão assinar nada diferente, com valores maiores, é sempre assim.

Segundo o presidente Dias, esse atraso na negociação é um desrespeito dos patrões com a categoria, que já ficou todo o ano passado sem aumento dos salários e está sofrendo com os aumentos absurdos dos preços, principalmente da alimentação, aluguéis, luz. “Queremos saber logo a resposta do Sindesp ao que foi protocolado lá no dia 03 de fevereiro”, completou Dias. 

Entre outras cláusulas, a categoria está reivindicando o reajuste dos salários deste ano pela inflação, mais 3% de aumento real, o que totaliza 8,53%. E também a reposição da inflação que ficou para trás, ou seja, 4,30% sobre os salários de fevereiro do ano passado.