SINDICATO APOIA CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

PMJ-OUTUBRO-ROSA

O Sindivigilantes do Sul está participando do Outubro Rosa, a campanha com o objetivo de alertar para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Ela tem como símbolo o laço cor de rosa e acontece em vários países. Neste mês ocorrem muitas atividades de conscientização que o sindicato vai apoiar com a divulgação para a categoria.

Este é o câncer mais frequente e o que causa mais mortes em mulheres no Brasil e no mundo. Mas há uma grande variação da incidência entre os Estados do país. Os da Região Norte apresentam baixa frequência e mortalidade, ao contrário das Regiões Sul e Sudeste. No Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro a ocorrência de casos e mortalidade está acima da média nacional.

Especialistas consideram que as maiores taxas de incidência observadas nas
regiões Sul e Sudeste devem-se à maior expectativa de vida e ao maior nível de urbanização nessas regiões, que influencia os hábitos relacionados à má alimentação, ao uso de tabaco e álcool, às condições reprodutivas e hormonais e ao sedentarismo.

A campanha enfatiza a prevenção por meio de hábitos saudáveis, como praticar atividade física regularmente, alimentação balanceada, controle do peso e evitar o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas. Amamentar também é um importante fator de proteção contra este câncer. O câncer de mama também acontece nos homens, mas em apenas 1% do total de casos da doença.