Deputado Van Hattem ofende vigilantes em sessão na Assembleia Legislativa

Vigilantes foram exigir aprovação do projeto anticalote

Vigilantes foram exigir aprovação do projeto anticalote na sessão da Comissão de Segurança

Parlamentar do PP chamou vigilantes de 'burgueses"

Parlamentar do PP representa os empresários e ficou incomodado com a pressão da categoria

19/04/2016 - PORTO ALEGRE, RS - Debates e votações na AL. Foto: Guilherme Santos/Sul21

Tiago Simon pediu vistas do projeto e trancou a votação

Os vigilantes que foram à Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (28), para acompanhar a sessão da Comissão de Segurança e Serviços Públicos, foram surpreendidos com as ofensas do deputado Marcel Van Hatten (PP). Além de se associar ao deputado Tiago Simon (PMDB), que pediu vistas do projeto anticalote e travou a votação na comissão, Van Hattten chamou os vigilantes de “burgueses” e “fascistas”.

Recebeu o que merecia: na mesma hora, ouviu os protestos veementes e indignados da direção e apoios do sindicato, que estavam presentes em peso para acompanhar a votação. “Burguês é tu, guri, que nunca pegou um ônibus lotado pra dizer isso”; “Respeita quem é trabalhador”; “Tu não tem condições de ser deputado, coxinha!”, foram algumas das frases que ele teve que ouvir.

“É uma pouca vergonha um guri como esse, que nunca trabalhou na vida, vir aqui, na Casa do Povo, desrespeitar trabalhadores honestos, que estão lutando pelo direito de receber pelo seu trabalho”, afirmou o presidente Loreni Dias. Ele convocou a categoria a comparecer na próxima quinta-feira (05) na comissão, quando se espera que o PL seja aprovado, finalmente.

Pedido de vistas

A sessão já começou mal. Estava tudo certo para que o PL 96/2015, de autoria do deputado Adão Villaverde (PT), fosse votado hoje na comissão, para depois ir à votação final no plenário. Afinal, já faz dois anos que o PL tramita pela casa. Ele é importante porque garante o pagamento dos direitos dos vigilantes em caso de fechamento ou falência das empresas, como acontece com frequência.

No entanto, Tiago Simon nem esperou o término da leitura do projeto e foi logo pedindo vistas do mesmo, impedindo a decisão da comissão. “Não entro no mérito da matéria, mas é um projeto de extrema complexidade”, tentou justificar.

Isto causou muita frustração entre os que estavam na plateia e alguns manifestaram sua inconformidade ao deputado. “Por que o senhor está sempre contra nós?”, indagou uma diretora. Ele foi o único voto contrário ao PL das cotas para mulheres vigilantes, em outra comissão.

Representante dos empresários

Incomodado com a pressão dos vigilantes, Van Hatten saiu em apoio a Simon. “Está cheio de burguês aqui dentro”, afirmou, dirigindo-se aos vigilantes presentes. “Fascistas”, ainda acrescentou, provocando os protestos imediatos dos dirigentes do sindicato. “Nos respeita”, “coxinha”, “fraldinha”, reagiram os vigilantes, iniciando-se um tumulto. Indignados e sem ter mais nada para fazer ali, os vigilantes foram embora.

Este deputado é de Dois Irmãos e representa o grande empresariado. É um profissional da política, mal saiu da faculdade e foi eleito deputado suplente, assumindo na vaga de outro parlamentar que foi para o secretariado do governo.

Sua postura costuma ser bastante agressiva e provocativa até mesmo com colegas deputados. Já sofreu condenação cível (a pagar indenização) pelo atropelamento e morte de um trabalhador, mas recorreu. Sobre o processo criminal do caso, consta que prescreveu. Veja notícia sobre o caso.

Deputado Van Hattem pode pagar até R$ 1 milhão em indenização por atropelamento com morte