Fiergs faz pagamento direto para vigilantes da Código

Departamento Jurídico ingressou com ações na Justiça do Trabalho

Na terça-feira (12), a Federação das Indústrias (Fiergs) efetuou o pagamento, direto na conta bancária, dos salários e verbas rescisórias em atraso dos vigilantes da Código, que abandonou o posto do Serviço Social da Indústria (Sesi), há alguns meses.

Os trabalhadores ficaram sem receber nada, mas o sindicato intercedeu e solicitou à direção da Fiergs, por ofício, que quitasse os débitos de forma direta, como acabou acontecendo. A Código abandonou também os postos da Fepps (Saúde), Defensoria Pública da União (DPU), Incra, Sesi, Demhab, Iphan (Patrimônio Histórico) e Ibram (São Miguel das Missões).

O Departamento Jurídico do sindicato atuou com firmeza e, com a participação dos diretores Marlon Costa, Mariza Abrão, Fabiano Sanhudo, Ivo Carioca e Carlos Schio, buscou o pagamento direto do contratante aos vigilantes em todos esses locais.

Processos judiciais

O sindicato ainda abriu processos judiciais cobrando os pagamentos em relação à Código e Fepps, Incra, Demhab e FGTAS. No Iphan tudo já foi pago, diretamente, salários e rescisões de todos os trabalhadores. Na Fepps o assunto está em discussão ainda,com faturas bloqueadas pela Secretaria da Saúde.

Quanto ao Incra, as faturas estão bloqueadas pelo órgão e o processo judicial tem audiência marcada para  o dia 02 de outubro, quando será solicitado ao juiz a antecipação das verbas rescisórias e todos os atrasados: salários, multas, VTs, VAs, e outros créditos a serem recebidos.

Em relação à DPU, desde junho é o sindicato que está fazendo as folhas para o pagamento direto dos vigilantes. O contrato foi encerrado dia 10 de setembro e foram feitos os termos de rescisão. O sindicato aguarda a nota fiscal da Código dos meses de agosto e setembro para que a DPU possa quitar as verbas rescisórias.