Sindivigilantes e Sindicato dos Correios somam forças para impedir novas demissões

Dirigentes dos dois sindicatos tiveram reunião

Dirigentes dos dois sindicatos tiveram reunião terça-feira

O presidente do Sindivigilantes do Sul, Loreni Dias, e a diretora Elisa Araújo estiveram reunidos terça-feira (21) com dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores de Correios e Telégrafos (Sintect/RS) para tratar da ameaça aos empregos dos vigilantes que trabalham nos postos bancários da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT). Além disso, conversaram sobre a ameaça de privatização da estatal.

Em 2016, quando se encerraram vários contratos de segurança privada com a empresa, eles não foram renovados e muitos vigilantes foram demitidos. Há boatos de que logo outros contratos serão encerrados, com mais demissões. “É em nível nacional que isso está acontecendo e precisamos fazer um movimento nacional, em todos os Estados, unindo as categorias contra isso”, afirmou Dias.

A última contratação de servidores por concurso público nos correios foi em 2011. Desde lá, já ocorreram quatro levas de saídas de trabalhadores concursados pelo Programa de Demissão Voluntária (PDV) do governo federal, relatou Iuri Aguiar, secretário geral do Sintect. A categoria que já teve 8.800 trabalhadores hoje tem 6.100, com as cidades crescendo, o que traz grandes dificuldades na prestação dos serviços, explicou.

Além disso, cada agência tem um banco postal, que presta serviço ao Banco do Brasil, fazendo operações de empréstimos, abertura de contas e outras operações normais de um banco. Eles relataram que são cada vez mais frequentes os assaltos a estes postos e aos carteiros que fazem entregas de produtos comprados via internet, o que é cada vez mais comum.

Para terem mais segurança nas agências, o Sintect já ingressou com uma ação judicial pedindo a reintegração dos vigilantes demitidos ano passado. Ficou marcada para segunda-feira uma nova reunião dos dois sindicatos com o seu departamento jurídico, que é do mesmo escritório, para decidir uma ação comum visando impedir que ocorram novas demissões. O Sindicato dos Bancários será convidado a participar das mobilizações que vierem a acontecer com esse objetivo.

Também participaram do encontro Luciano Medeiros, secretário Jurídico, Evandro Leonir, secretário de Finanças, e Ronaldo Ramos, secretário de Saúde do Sintect.