Polícia Federal recebe denúncias do sindicato sobre Camelódromo, Rodoviária e Bradesco

Delegado Picarelli, à esquerda, comanda a fiscalização do setor

Delegado Marcelo Picarelli, à esquerda, comanda a fiscalização da segurança privada na PF

Diretores do Sindivigilantes do Sul foram ontem (26) à Polícia Federal, em Porto Alegre, onde apresentaram denúncias de irregularidades nos serviços de segurança do Camelódromo, Estação Rodoviária e agências do Banco Bradesco, em Porto Alegre.

Na reunião com o delegado Marcelo Picarelli, titular da Delegacia de Controle de Segurança Privada (Delesp), eles relataram que a empresa Unisat está contratando porteiros e vigias para o Camelódromo e Rodoviária, em função que é privativa de vigilante.

Agressão no Camelódromo

Os diretores Gérson Farias, Leandro Benini, Carlos Schio e Jaqueson Fernandes alertaram o delegado para o incidente que ocorreu no Camelódromo, no último sábado, quando o supervisor de segurança, Emerson Machado, foi agredido por um bando de homens que invadiram o recinto. Machado acabou internado em estado grave no HPS.

Este episódio, noticiado pela imprensa, mostra que há um serviço de segurança que deveria estar sendo executado por vigilantes no local, assim como na Rodoviária, ressaltaram.

O delegado concordou que há muitas irregularidades nesta área e disse que está tomando providências, principalmente em relação às licitações das prefeituras para contratação de segurança de grandes eventos. Contou também que, recentemente, realizou uma fiscalização no Mercado Público, mas lá não encontrou nenhuma irregularidade – o serviço está a cargo de vigilantes.

Redução de efetivo

Quanto ao Bradesco, Picarelli foi informado que o banco está reduzindo o efetivo de vigilantes em algumas agências, de três para dois e de quatro para três, desrespeitando o plano de segurança bancária. O sindicato oficiou o banco, mas a resposta do Bradesco foi muito evasiva.

Picarelli disse que vai verificar o plano de segurança dessas agências e que vai fiscalizar para que o mesmo seja cumprido. Ele ainda pediu a ajuda do sindicato, com mais informações, e reafirmou que tomará as providências necessárias em relação a estas denúncias, a fim de que a legislação do setor seja devidamente cumprida.