SAIBA AS EMPRESAS QUE PAGARAM O AUMENTO DE SALÁRIO NESTE MÊS

Assembleia noite_dez2015 (16)
Empresas estão descumprindo acordo, afirma Dias

O Sindivigilantes do Sul apurou que já pagaram o aumento previsto na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), assinada dia 17 de abril, as empresas Betron, STV, Rota Sul, MW e Zoria (ex-Laboral). A MW, inclusive, teria quitado a diferença dos meses anteriores. Recebemos a informação, a ser confirmada, de que também a Spider pagou o reajuste e o retroativo.

Isto comprova, como a direção do sindicato vem afirmando, que o pagamento do reajuste, de 5,79%, bem como do VA de R$ 18,70, não depende da homologação do Ministério do Trabalho (MTE). O presidente do Sidivigilantes, Loreni Dias, afirma que empresas como a Rudder, Seltec e Epavi, que estão na direção do sindicato patronal, estão descumprindo o acordo firmado e prejudicando os trabalhadores que contavam com o aumento dos seus salários neste mês.

Segundo ele, “os diretores da patronal (Sindesp), que assinaram o nosso dissídio e com os demais sindicatos da categoria, são os mesmos que não estão cumprindo o compromisso de pagamento do reajuste neste mês, entre eles o presidente do Sindesp, dono da Seltec”.

Ação jurídica

A assessoria jurídica, do escritório Young Dias Lauxen & Lima Advogados, está tomando providências junto à Justiça do Trabalho para cobrar das empresas o pagamento imediato do reajuste. Elas podem muito bem, nada impede, emitir uma folha suplementar com o valor da diferença, relativo ao índice de aumento.

Por outro lado, a convenção coletiva do Sindicato dos Vigilantes de São Leopoldo já foi homologada pelo Ministério do Trabalho e, mesmo assim, muitas empresas não pagaram o aumento na folha deste mês, exatamente as mesmas que não pagaram na capital e outras cidades.

“Em São Leopoldo está homologado e as maiores empresas não pagaram, Rudder, Seltec, Epavi, etc. Na realidade, sabem o que foi acordado, sabem os índices, que vão repassar para os seus clientes neste mês, mas sem pagar o trabalhador”, afirma Moisés Machado, secretário geral do sindicato da cidade.